Conheça a verdadeira origem do símbolo de paz e amor

de Merelyn Cerqueira 0

Conhecido internacionalmente como sinal de harmonia, amor e fim de guerras, o símbolo já foi estampado à exaustão em roupas, assessórios e até mesmo em tatuagens. Contudo, esse conceito de “paz e amor” nem sempre foi válido. Quando foi criado, em 1958, ele originalmente serviu para representar o desespero de seu autor.

O artista responsável pela criação foi o britânico Gerald Holtom, que o fez quando estava “perdidamente desesperado” por conta da situação do mundo no final dos anos 1950, pouco tempo depois do final da Segunda Guerra Mundial. Assim, utilizando o código homógrafo, feito com bandeiras, ele combinou as letras “N” (braços estendidos em posição de quatro e oito horas) e “D” (um braço acima da cabeça, a outra apontando diretamente para baixo) de Nuclear Disarmament (Desarmamento Nuclear, em português). O círculo em volta dos traços foi adicionado para representar a Terra.

Ele protestava de forma discreta sobre a construção de armas nucleares no mundo, através de um símbolo que iria reunir tudo o que ele sentia. Contudo, a ideia inicial não era de esperança, como usamos hoje. Era puramente agonia e desespero.

Conforme relatado pelo site Sploid, ele havia se inspirado em uma pintura feita por Francisco de Goya, chamada de “Três de maio de 1808 em Madrid”. Nela um camponês é retratado rendido, com as duas mãos levantadas, diante de um pelotão de fuzilamento. 

Holtom, propositalmente, não colocou direitos autorais sobre a criação. Segundo ele, suas ideias e sentimentos representados pelo símbolo pertenciam a todo o mundo. Posteriormente, durante a década de 1960, o símbolo de paz e amor foi adotado por membros da contracultura e chegou a representar os direitos civis.

Na África do Sul, tornou-se uma representação poderosa na luta contra o apartheid. Eventualmente, também acabou se tornando um símbolo da luta contra a opressão e tirania, sendo usado como um verdadeiro recurso para o bem maior e a paz.

Fonte: KnowledgeNuts Foto: Reprodução / KnowledgeNuts

Jornal Ciência