Bebê com hidrocefalia passa por cirurgia para remover 3,7 litros de fluido de seu crânio

de Gustavo Teixera 0

Um menino da Índia passou por uma cirurgia bem-sucedida para corrigir a condição que o fez ter maior cabeça do mundo.

Mrityunjay Das, que tem apenas sete meses de idade, sofre de hidrocefalia, que é a acumulação de líquido cefalorraquidiano no crânio, removeu quase quatro litros de fluido, o que fazia seu rosto inflar consideravelmente.

hidrocefalia-india_0002

Como resultado, o diâmetro da cabeça do jovem foi reduzido de 96 centímetros para 70 centímetros, durante as seis semanas de tratamento.

hidrocefalia-india_0003

“A criança foi admitida conosco em 20 de novembro. A cabeça estava com quase 5,5 litros de líquido. Até agora, removemos 3,7 litros de líquido por drenagem ventricular externa. Subsequentemente, nós colocamos um estratagema dentro da cabeça do bebê que está trabalhando perfeitamente”, disse o Dr. Dilip Parida, superintendente do hospital AIIMS em Bhuwaneshwar, na Índia.

“As funções cognitivas da criança têm melhorado muito, seu quadro é estável e tem respondido bem ao tratamento”, completou Parida. Os pais do menino, Kamalesh Das e Kavita, revelaram que sua família havia sido marginalizada por vizinhos em Ranpur, na cidade de Nayagarhsince, como resultado da aparência incomum de seu filho.

hidrocefalia-india_0004

As pessoas chamam nosso bebê de fantasma por causa de sua aparência incomum. Como sua cabeça será reduzida a um tamanho normal, a atitude de nossos vizinhos e aldeões mudará. Eles vão parar de chamá-lo de nomes depreciativos como cabeça gigante ou bebê fantasma”, disse Kamalesh, de 35 anos.

hidrocefalia-india_0005

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência