Mulher descobre vazamento de fluído cerebral após reclamar de nariz escorrendo e ser diagnosticada com “simples alergia”

de Merelyn Cerqueira 0

Kendra Jackson, de Omaha, Nebraska (EUA), constantemente sofria com um incômodo problema de nariz escorrendo. Quando apresentou os sintomas aos médicos, estes lhe disseram que era apenas uma alergia. Segundo ela, a secreção fluía como “uma cachoeira” que deslizava para dentro de sua garganta.

Durante anos ela passou por especialistas à procura de respostas. Os sintomas, que também envolviam espirros, tosses e coceira na garganta, começaram logo após um acidente de carro que sofreu em 2013. Ela se lembra de ter batido a cabeça no painel, o que explicava as dores de cabeça crônicas que sentia, mas não os sintomas de resfriado.

Jackson só descobriu a verdadeira razão por trás dos sintomas do nariz escorrendo cinco anos depois. Ela foi diagnosticada com um vazamento de líquido cefalorraquidiano (LCR), e estava perdendo cerca de 230 ml de líquido por dia – embora nenhum médico anterior acreditou nela quando informou que sentia que “vazava líquido, do nariz para a garganta, constantemente”.

De acordo com a Cleveland Clinic, o vazamento do LCR ocorre quando o fluido ao redor do cérebro viaja através de um buraco no osso do crânio, geralmente como resultado de uma lesão traumática. Os sintomas podem incluir corrimento nasal, líquido no ouvido, dores de cabeça, perda de visão, entre outros.

A condição, que é rara, é frequentemente subdiagnosticada. Cerca de 5 em cada 100.000 pessoas relata vazamentos de LCR todos os anos, segundo dados da organização CSF ​​Leak Association, uma ONG britânica que promove a conscientização sobre a doença.

Às vezes, o problema pode ser curado com o descanso adequado, embora ocasionalmente seja necessária cirurgia para corrigir a falha.  Quando o procedimento de tratamento de Jackson finalmente acabou, ela disse ter sentido a cabeça mais leve e um maior conforto por não precisar andar mais com uma caixa de lenços dentro da bolsa.

Fontes: News / Times Fotos: Reprodução / News

Jornal Ciência