Sentir pontadas ou dores no peito normalmente leva as pessoas a acreditarem estar sofrendo um infarto. No entanto, de acordo com a cardiologista Ana Luiza Lima, para o site Tua Saúde, o problema também pode estar relacionado a outras questões que não o coração.

Na lista abaixo você confere quatro exemplos:

1 – Excesso de gases

Este tipo de dor no peito é geralmente uma das que mais assustam as pessoas, embora seja apenas gases. Ela ocorre devido ao acúmulo dos flatos no intestino, que consequentemente empurram alguns órgãos abdominais resultando na sensação de dor no peito.

Geralmente, ela aparece como uma pontada e desaparece, voltando a surgir repetidamente, especialmente quando o corpo é curvado em direção ao chão.

2 – Problemas na vesícula

Pedras na vesícula também podem provocar fortes dores na região do peito, especialmente no lado direito, que acabam irradiando para o coração, levando a pessoa acreditar estar sofrendo um infarto.

Uma maneira de identificar este problema é observar se a dor afeta principalmente o lado direito do peito e piora após as refeições, surgindo acompanhado de náuseas e sensação de estômago cheio.

3 – Refluxo

Pessoas com refluxo gastroesofágico precisam fazer uma dieta adequada. Mas, quando isso não acontece, a pessoa acaba relatando frequentes dores no peito.

No entanto, essa dor normalmente está relacionada com a inflamação do esôfago, devido à presença de ácidos que sobem do estômago e machucam as “paredes” do órgão.

4 – Ansiedade e estresse

Ansiedade e estresse também podem desencadear a sensação de dor no peito. Ambos estão relacionados a um aumento da tensão muscular na região das costelas.

Além da dor, que ocorre principalmente durante crises de pânico e ansiedade, a pessoa também costuma observar um aumento na frequência cardíaca. Neste caso, normalmente os sintomas vêm acompanhados de respiração rápida, excesso de transpiração e náuseas.

Fonte(s): Tua Saúde Imagens: Reprodução / Bil Gicik

Jornal Ciência