Rapunzel da vida real: chinesa deixa o cabelo alcançar 2,5 metros após 35 anos sem cortá-lo

de Otto Valverde 0

Uma chinesa de 59 anos deixou o cabelo crescer por 35 anos, sem sequer aparar as pontas, acreditando que um cabelo longo seria benéfico a sua saúde e longevidade. 

Gu Meiying, de Yunnan, sudoeste da China, recentemente apresentou seu cabelo – que media cerca de 2,5 metros de comprimento – à imprensa local. Chamada de “Rapunzel da vida real”, ela agora espera entrar para o Livro dos Recordes (Guinness World Record) como a dona do maior cabelo do mundo. 

Segundo relatos, Gu Meiying começou a deixar seu cabelo crescer em 1980, quando ela tinha apenas 24 anos de idade. Inicialmente, ela passou a amarrar seu cabelo quando trabalhava como agricultora. Mais tarde, quando o cabelo tornou-se muito longo, ele se emaranhou como uma trança, sem poder ser separado.

rapunzel-da-vida-real_01

A partir daí, a chinesa começou a usar o cabelo como um ninho acima de sua cabeça ou envolvido em torno de sua cintura. Seus cabelos longos, com mais de 2 metros, podem dar mais de cinco voltas em sua cabeça e formar um cinto de três laços em torno de sua cintura. 

Embora Gu Meiying diga que seu cabelo não a impeça de trabalhar, lavá-lo é uma tarefa muito difícil. Cada vez que ela lava seu cabelo, demora cerca de uma semana para ele secar completamente.

 A agricultora acredita que o cabelo longo vai ajudá-la a alcançar melhor saúde e longevidade. “Eu sempre tratei minha longa trança como um tesouro, um talismã. Eu acho que deixar o cabelo crescer é como fazer a manutenção da vida, então eu não vou cortá-lo”, relatou ela.

rapunzel-da-vida-real_02

Gu Meiying é da minoria étnica Miao, uma das 56 reconhecidas na China. Seus hábitos culturais variam de acordo com as tribos, mas muitos, como Gu Meiying, acreditam que o seu cabelo esteja relacionado com a sua linha da vida e só vão cortá-lo uma única vez na vida.  

Uma tribo, conhecida como Long Horn Miao, guarda os cabelos de seus antepassados ​​para usar como perucas em festas. Apesar do impressionante comprimento do cabelo de Gu Meiying, ela tem um longo caminho para chegar a um recorde do Guinness. O recorde atual pertence a uma outra mulher chinesa chamada Xie Qiuping. Em 2004, quando o registro foi estabelecido, Xie Qiuping tinha 5,4 metros de cabelo em sua cabeça.

[ FonteDaily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência