Cientistas estão próximosde criar uma vacina contra a malária

de Julia Moretto 0

Uma nova vacina contra a malária provou ser 100% eficaz em ensaios clínicos. O método introduz parasitas de malária vivos nos pacientes e combate-os com a medicação necessária.

Nos testes, os nove participantes que receberam a dose mais elevada foram totalmente protegidos contra a doença durante as 10 semanas após a vacinação. Este é apenas um ensaio clínico de Fase II e tem o objetivo de analisar quão bem a vacina funciona em pessoas saudáveis e quais são os possíveis efeitos colaterais. No ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que um programa piloto envolvendo a primeira vacina mundial contra a malária licenciada – RTS, S, também conhecida como Mosquirix– seria lançado em três países da África subsaariana em 2018.

Mosquirix até agora só provou ser até 50% eficaz em crianças, mas espera-se que mais testes e ajustes de dose melhorem essa eficácia. Já o novo candidato a vacina é chamado Sanaria® PfSPZ-CVace acaba de sair dos ensaios clínicos de Fase II. Independentemente de qual oferecer melhor proteção, o importante é que depois de mais de um século, estamos finalmente ficando muito perto de não apenas uma, mas duas vacinas contra a malária.

A malária ainda mata mais de 400.000 pessoas por ano – a maioria na África – e quase três quartos das vítimas são crianças menores de cinco anos. A OMS estima que cerca de 214 milhões de pessoas foram infectadas em 2015. Criar uma medicação eficaz tem sido uma tarefa difícil para os cientistas. A malária é transmitida por um grupo de parasitas transmitidos por mosquitos. A maioria das infecções e mortes são causadas pelo parasita Plasmodium falciparum.

Sanaria® PfSPZ-CVacé diferente porque contém todo o parasita da malária viva – não apenas partes do patógeno ou versões inativadas dele. Estes parasitas vivos foram injetados no corpo de participantes do ensaio ao lado da medicamentação chamada cloroquina – eficaz.

Esta vacina foi administrada a 67 participantes adultos saudáveis, nenhum dos quais já tinha tido malária antes. Foram testadas doses diferentes da vacina. Os cientistas observaram que a melhor proteção ocorreu nas nove pessoas que receberam três vezes a dose mais elevada da vacina, em intervalos de quatro semanas.

Dez semanas após o teste, os nove tinham 100% de proteção contra a doença. Os pesquisadores pararam de medir ativamente a resposta de anticorpos, mas os participantes mostraram sinais de proteção contínua depois disso. Essa proteção foi provavelmente causada por linfócitos T específicos e respostas de anticorpos aos parasitas no fígado“, disse Peter Kremsner, um dos pesquisadores do estudo do Centro Alemão de Pesquisa em Infecções (DZIF).

O fígado é particularmente importante na infecção da malária, porque depois que alguém é picado, o parasita se espalha para o fígado, onde se reproduz antes de contaminar o corpo, causando a malária. Os medicamentos atuais, incluindo a cloroquina, tratam o parasita assim que ele sai do fígado, mas para protegê-lo adequadamente, precisamos parar a malária antes que chegue ao fígado.

Fomos capazes de desencadear uma resposta imune muito forte“, disse o líder do ensaio Benjamin Mordmueller.”Além disso, todos os dados que temos até agora indicam que o que temos aqui é uma proteção relativamente estável e duradoura“. O fato de o parasita ser injetado ao lado da cloroquina também significava que os participantes estavam protegidos contra o desenvolvimento da doença – não havia sinais de efeitos adversos em nenhum dos voluntários.

Enquanto o grupo de nove pessoas que receberam a dose mais alta apresentou a melhor proteção contra a doença, as doses menores administradas a outros grupos alcançaram eficácia entre 33% e 67%. O próximo passo é testar a eficácia da vacina ao longo de vários anos. Mosquirix completou os ensaios clínicos de fase III e em 2018, será testada no público em geral pela OMS.

Os resultados do último ensaio da Sanaria® PfSPZ-CVac foram publicados na revista Nature.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência