TOP 7 curiosidades impressionantes sobre a China

de Gustavo Teixera 0

1 – Represa tão grande que retardou a rotação da Terra

China_02

Com quase 40 quilômetros cúbicos de água, a hidrelétrica gigante Três Gargantas retardou a rotação da Terra. Por conta da barragem, os dias duram 0,06 microssegundos a mais.

 

2 – Pessoas vivem em cavernas

China_03

A China é o país mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de pessoas. Mas um fato curioso é que 30 milhões dessas pessoas vivem em cavernas. A maioria das pessoas que vive em cavernas está na província de Shaanxi. Essa região possui solo poroso e falésias que são mais fáceis de escavar, e as casas nas cavernas têm energia elétrica e água encanada.

 

Como é um tipo de moradia barata ou gratuita, muitos optam por morar em casas na caverna, que ficam distantes dos grandes centros urbanos poluídos do país.

 

3 -Pombos militares

China_04

Os militares chineses “nomearam” em 2011 cerca de 10 mil pombos como membros da divisão militar de Chengdu, região da fronteira do país. Os militares acreditam que se Pequim, a capital do país, for atingida por alguma bomba nuclear, os pombos poderiam transmitir notícias para outras regiões com bastante velocidade. A China já usou esse tipo de comunicação com eficiência durante a Segunda Guerra Mundial, quando o país foi invadido pelo Japão.

 

4 – Apenas um fuso horário

China_08

Países com grandes extensões territoriais adotam horários diferentes para cada região. Por exemplo, o Brasil tem 4 fusos horários, enquanto a Rússia tem 9. Mas a China, mesmo tão grande, possui apenas um único fuso horário, o de Pequim. Isso gera revolta em alguns grupos étnicos e de habitantes de outras regiões do país, onde o sol nasce às 10h da manhã e se põe depois da meia-noite.

 

5 – É necessária uma autorização para reencarnar

China_05

Desde de 2007, o governo Chinês cobra uma autorização especial para religiosos que acreditam que vão reencarnar após a morte. Essa é uma atitude para atingir o Tibete, que acredita na reencarnação e tenta se tornar um estado independente.

 

6 – Livros são vendidos por peso

China_06

Em Xangai,livros são vendidos por peso, não pelo título ou qualidade. Mas essa não é uma prática realizada em todo o país.

 

7 – Um a cada cinco habitantes do Planeta é chinês

China_07

A proporção de chineses no mundo é surpreendente.Cerca de 20% de seres humanos no mundo são chineses. Em proporções mais cotidianas, isso quer dizer que um a cada cinco habitantes da Terra nasceu na China. Para fazer uma comparação, o Brasil representa apenas 3% da população mundial.

[ Top Tenz ] [ Fotos: Reprodução / Top Tenz ]

Jornal Ciência