Reino Unido pede que as pessoas não comam torrada queimada; veja o motivo

de Gustavo Teixera 0

Com o objetivo de diminuir o risco de câncer na população, as autoridades do Reino Unido publicaram uma orientação para que as pessoas só comam batatas e pães dourados, e não quando estiverem torrados.

 

Um estudo publicado a partir de testes feitos em animais, mas sem testes em humanos, revelou que uma certa substância química presente em alimentos queimados favoreceu o surgimento de câncer. A substância química em questão é a acrilamida, e ela é produzida quando alimentos que contêm amido são aquecidos a temperaturas acima de 120º Celsius, o que faz o alimento queimar ou torrar.

torrada-queimada_2

Após consumir a acrilamida, ela se transforma em glicidamida, que se conecta ao DNA e contribui para mutações genéticas que causam o câncer. Mesmo o teste não sendo em humanos, os pesquisadores estabeleceram uma relação direta entre o consumo de acrilamida e a propensão ao câncer em animais, o que aponta para a urgente necessidade de bons hábitos alimentares.

 

Com a campanha intitulada como “Go for Gold”, ou “Prefira o Dourado”, o governo do Reino Unido quer conscientizar sobre os danos causados por essa substância encontrada em alimentos torrados, e sugere que as pessoas consumam alimentos com a coloração dourada.

 

Nossas pesquisas indicam que a maioria das pessoas não sabe da existência da acrilamida, e que elas podem conseguir reduzir o consumo individual. Queremos que a campanha “Go for gold” enfatize o problema para que os consumidores saibam fazer pequenos ajustes para reduzir o consumo de acrilamida ao mesmo tempo em que continuam ingerindo a quantidade recomendada de vegetais e carboidratos”, disse Steve Wearne, da agência reguladora de alimentos do Reino Unido, a Food Standards Agency (FSA).

 

Outros alimentos processados como batatas chips, biscoito, bolos, café e dentre outros também estão na mira do FSA para que diminuam a quantidade de acrilamida, sendo que a agência já conseguiu uma diminuição de 30% de químicos nos alimentos vendidos no país.

[ IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / IFL Science ]

Jornal Ciência