Por que o tubarão-martelo possui a cabeça no formato de um martelo?

de Julia Moretto 0

Pesquisadores do mundo todo se perguntavam como o tubarão-martelo possui a cabeça no formato de um martelo. Um novo estudo sugere que o tubarão-martelo evoluiu até chegar nesse estado para aumentar sua visão e melhorar sua habilidade como caçador. 

O pesquisador de tubarões, Gordon Walls, sugeriu em 1942, que a posição dos olhos dos tubarões não concede uma visão binocular – em que os dois olhos funcionem juntamente. Para outros estudiosos, no entanto, esse formato proporciona ao animal uma visão extraordinária.

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, propôs um estudo mais detalhado sobre os olhos do tubarão. Eles descobriram que as cabeças mais largas têm uma melhor visão binocular, mais eficiente para localizar presas, que se movem rapidamente. O estudo também mostrou que o animal possui visão 360 graus assim como as demais espécies, o que permite que ele enxergue suas presas tanto acima quanto abaixo deles.

Michelle McComb e outros pesquisadores do grupo estudaram a visão de três espécies de tubarão-martelo e de outras duas espécies de tubarões. Para realizar a análise, foram implantados eletrodos nos olhos dos tubarões, o que permitiu que observassem o campo de visão de cada espécie. “Para nossa surpresa, descobrimos que a sobreposição da visão binocular melhorava conforme a cabeça ficava maior”, comentou McComb.

De acordo com Demian Chapman, do Instituto de Conservação do Oceano da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, a sobreposição auxilia o tubarão-martelo a perceber a profundidade enquanto caça. “Já vi tubarões-martelo caçando arraias, que são muito rápidas e ágeis, se o tubarão quer caçar uma, tem que manter os olhos no animal”, completa.

[ New Scientist ] [ Foto: Reprodução / Open4Group ]

Jornal Ciência