Cientistas descobrem tubarão misterioso parente do antigo megalodon

de Merelyn Cerqueira 0

Pesquisadores descobriram restos mortais de um tubarão misterioso, aproximadamente do tamanho de um carro, que nadou nas regiões costeiras dos oceanos Atlântico e Pacífico em torno de 20 milhões de anos atrás.

A espécie recém-descoberta foi considerada parente do chamado Carcharodon megalodon (também conhecido como megalodonte), o maior que já existiu, podendo chegar a mais de 18 metros de comprimento, e considerado ancestral dos atuais tubarões brancos. No entanto, os cientistas argumentaram que há uma lacuna de 45 milhões de anos entre o registro fóssil e o aparecimento da nova espécie, o que deixou uma série de perguntas sem respostas sobre como o tubarão evoluiu e quanto tempo sobreviveu, segundo informações da Science Alert.

O nome da espécie foi definido como Megalolamna paradoxodon, referindo-se ao fato de que o tubarão surgiu de repente no registro geológico, depois de ter se separado de seu parente mais próximo, Otodus obliquus, cerca de 45 milhões de anos antes. Até o momento, apenas cinco exemplares foram encontrados, na Califórnia, Carolina do Norte, Japão e Peru (abrangendo as costas dos oceanos Pacífico e Atlântico). Com base nestes fósseis, os pesquisadores acreditam que o predador possa ter crescido cerca de 3,7 metros de comprimento, sendo significantemente menor que seu parente megalodonte, que pode ter atingido cerca de 18 metros de comprimento e vivido entre 23 e 2,6 milhões de anos atrás.

Uma das principais características que diferencia a espécie são seus dentes estranhos, semelhantes aos dos tubarões modernos (pertencentes ao gênero Lamna), bem como algumas diferenças fundamentais. De acordo como o pesquisador-chefe, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, em Chicago, “à primeira vista os fósseis do Megalolamna paradoxodon são parecidos com os do gênero Lamna, que inclui os modernos tubarão-sardo e tubarão-salmão. No entanto, os dentes são muito mais robustos, o que mostra um mosaico de características dentárias remanescentes do gênero Otodus. Assim, foi determinado que ele era uma nova espécie, pertencente à família Otodontidae e sem relações diretas com Lamna”, disse.

O impacto da descoberta, segundo ele, é uma maior compreensão da árvore genealógica dos tubarões. No passado, o megalodonte tinha sido classificado (de um modo um tanto controverso) como pertencente do gênero Carcharocles, membro da extinta família Otodontidae. No entanto, ao ver como o megalodonte e o M. paradoxodon estão intimamente relacionados, os pesquisadores argumentaram que o gigante dos mares deveria ter sido classificado no gênero Otodus. Apesar de não ser uma sugestão nova, o estudo é o primeiro a demonstrar a preposição taxonômica.

Mais pesquisas ainda são necessárias para confirmar esta nova classificação do megalodonte e fornecer mais informações sobre o M. paradoxodon, incluindo quando e como desapareceu. Os resultados primários foram publicados na revista Historical Biology.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / International Business Times ]

Jornal Ciência