Bizarro tubarão de 2 cabeças estava crescendo e sendo analisado no laboratório

de Julia Moretto 0

Pesquisadores na Espanha descobriram um embrião de tubarão com duas cabeças. A descoberta fornece algumas dicas sobre os misteriosos processos de mutação que geraram duas cabeças – fenômeno oficialmente conhecido como bicefalia. Os investigadores estão estudando mais sobre o indivíduo.

O tubarão, que era ameaçado no Atlântico, foi coletado por pesquisadores da Universidade de Málaga, em Espanha, como parte de um estudo sobre os sistemas cardiovasculares. Dos 797 embriões analisados, apenas um era diferente do resto – o que tinha duas cabeças.

Cada cabeça tinha uma boca, dois olhos, um cérebro, uma notocorda – como a medula espinhal“, escreveram os autores no Journal of Fish BiologyO corpo também tinha dois corações, dois estômagos, e dois fígados, mas compartilhava apenas um intestino e um único conjunto de rins e órgãos reprodutivos.

tubarao-de-duas-cabecas_01

Esta não é a primeira vez que um tubarão é visto com a mutação. No ano passado, um tubarão da espécie Carcharhinus leucas foi identificado com duas cabeças. A grande diferença é que até então, as espécies deram à luz animais vivos, enquanto o novo fenômeno marinho é o primeiro ovo com bicefalia – e que poderia ser a chave para descobrir a causa.

Este espécime particular foi eutanasiado e preservado para que os pesquisadores pudessem estudá-lo ainda mais. Na natureza, essa condição é muito rara de ser encontrada, porém os pesquisadores ainda não sabem se essa raridade é devido às dificuldades de sobrevivência.

A sobrevivência após o nascimento pode ocorrer, mas provavelmente seria muito breve“, Michelle Heupel, um pesquisador do Instituto Australiano de Ciência Marinha. “Não está claro se as duas cabeças impedem a natação e captura de presas, e se os órgãos internos se juntam funcionam adequadamente“, completa.

O principal fator para a ocorrência da bicefalia é a genética. Os pesquisadores observaram que não houve agentes causadores de defeito onde o embrião se desenvolveu. Nós vemos tubarões de duas cabeças ocasionalmente“, comentou o especialista George Burgess para a pesquisa de tubarão no Museu Florida de História Natural.  “É uma anomalia causada por uma falha de ignição genética“, completou.

Os pesquisadores ainda não sabem explicar quais os fatores que provocaram a mutação, mas esperam que um estudo mais aprofundado possa responder todas as dúvidas e a compreender melhor esse raro fenômeno.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Journal of Fish Biology ]

Jornal Ciência