Em imagens inéditas, “tubarão fantasma” é filmado na costa da Califórnia

de Julia Moretto 0

Esse estranho animal parece ter saído de um filme de terror, mas é um “tubarão fantasma”. Ele também é conhecido como spookfish e você pode encontrá-lo no fundo do mar ao longo da costa da Califórnia.

A espécie, que apresenta órgãos sexuais retráteis em sua testa, foi identificada por pesquisadores do Instituto Monterey Bay Aquarium Research (MBARI) como Hydrolagus cf. Trolli – conhecido geralmente como a “quimera azul”.

tubarao-fantasma-e-filmado-na-california_1
MBARI

O “cf.” em seu nome indica que as suas características físicas coincidem com a descrição da espécie oficial do Hydrolagus trolli, mas sem evidência de DNA, eles não podem ter certeza.

Geralmente esses peixes são grandes, rápidos e ágeis, por isso não são filmados por veículos itinerantes do fundo do mar. “Quando os pesquisadores tiverem em mãos um destes peixes, serão capazes de fazer medições detalhadas de suas barbatanas e outras partes do corpo e realizar análise de DNA em seu tecido”, disse Kim Fulton-Bennett de MBARI. “Isso lhes permitiria remover a cf. de sua descrição ou atribuir o peixe a uma nova espécie completamente diferente”, completou

tubarao-fantasma-e-filmado-na-california_2
MBARI

A filmagem foi capturada por um rover no Golfo da Califórnia em 2009 e os pesquisadores só publicaram agora para o público. A criatura é uma quimera – uma ordem de peixes de profundidade que se separou de tubarões na árvore evolutiva cerca de 400 milhões de anos atrás e se manteve isolada desde então.

Quimeras vivem no fundo do oceano em profundidades de 2.600 metros. Eles possuem um conjunto permanente de “placas de dentes” para moer suas presas em pedaços, ao contrário dos dentes encontradas em tubarões. Mas talvez sua característica mais assustadora sejam os sulcos profundos em sua carne.

Esses sulcos são chamados de canais da linha lateral e formam um sistema de canais abertos nas cabeças e rostos de tubarões fantasmas. Eles parecem conter células sensoriais que ajudam a detectar movimento na água escura. Até agora, o animal só foi identificado no sudoeste do Oceano Pacífico, particularmente em torno de Austrália, Nova Zelândia e Nova Caledônia.

[ Science Alert ] [ Fotos: Divulgação / Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI) ]

Jornal Ciência