Por que ondas quadradas são perigosas e representam grande risco para navios?

Se você for velejar em ondas quadradas, correrá sérios riscos, já que o fenômeno apresenta perigos pouco divulgados; entenda

de Redação Jornal Ciência 0

Quando as ondas opostas colidem em um ângulo reto, às vezes podem formar ondas quadradas — algo difícil de ser visto nos mares, mas que pode acontecer a qualquer momento.

O fenômeno raro é impressionante para quem observa porque cria um padrão semelhante a um tabuleiro de xadrez na superfície da água. Em alguns locais ocorre esporadicamente. Em outros, o fenômeno é esperado.

Esta característica tornou a chamada Ilha de Ré (situada no Oceano Atlântico, de domínio francês) uma atração turística. Lá, as pessoas sobem o farol apenas para dar uma boa olhada nas ondas em formato quadrado, como mostra a foto abaixo.

As ondas quadradas têm reputação ruim em relatos de pessoas na internet, mas suas correntes não são fortes se o local não for profundo e, geralmente, não são grande ameaça para nadadores. Mas, a história é muito diferente para os navios.

O que são ondas quadradas?

As ondas quadradas, também chamadas de “mar cruzado”, se formam quando as ondas que se movem em direções opostas se encontram em um ângulo reto. Podem ser consistentes e regulares como as da Ilha de Ré, onde as condições são ideais para a formação das ondas quadradas, ou podem formar-se espontaneamente em mar aberto.

Quais as causas de sua formação?

Existem várias razões pelas quais elas ocorrem, mas principalmente porque o clima está empurrando as ondas em uma direção enquanto a corrente oceânica está se movendo em direção contrária.

As tempestades tropicais podem dar origem a ondas quadradas, pois as condições turbulentas enviam ondas em direções opostas. Os cisalhamentos do vento também podem redirecionar as ondas, fazendo-as colidir com as ondas que já se formaram e continuaram sua trajetória em direção oposta.

Ondas quadradas são perigosas?

Em águas rasas onde as correntes não são fortes, as ondas quadradas normalmente não representam perigo para nadadores e marinheiros experientes. Você está lidando com forças opostas e, talvez, seja melhor apreciá-las de uma distância segura.

Mas, as ondas quadradas realmente se tornam perigosas quando se formam longe da costa, em alto-mar, onde as correntes e os volumes de água das ondas contrárias podem se acumular e causar rolamento severo das embarcações.

Parece exagero, mas não é. As ondas quadradas em locais profundos colocam barcos e navios em risco de entrar na água e podem aumentar a probabilidade de um acidente.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, uma pesquisa descobriu um número grande de acidentes que acontecem em águas com ondas quadradas, salientando que o fenômeno é pouco comentado, sendo algo a ser evitado em mar aberto.

Fonte(s): IFLScience / The Guardian Imagem de Capa: Reprodução / Wikipédia Commons Foto(s): Divulgação

Jornal Ciência