Níveis de oxigênio no oceano estão caindo e nós somos os culpados

de Julia Moretto 0

O nível de oxigênio em nossos oceanos caiu ao longo do último meio século. E o maior causador disso somos nós:a queima de combustíveis fósseis e o despejo de fertilizantes no mar alteraram o sensível equilíbrio oceânico.

 

Os pesquisadores estudaram antigas pesquisas e descobriram que a quantidade de oxigênio nos oceanos do mundo reduziu em 2%. Cientistas do Centro GEOMAR Helmholtz descrevem a queda como “não crítica” até agora, mas alertam que ela poderia ter grandes consequências para criaturas marinhas, que dependem do oxigênio para sobreviver.

oceans-2

Embora a diminuição ligeira de oxigênio na atmosfera seja atualmente considerada não crítica, as perdas de oxigênio no oceano podem ter consequências de longo alcance devido à distribuição desigual“, explica o oceanógrafo Lothar Stramma.”Para as pescas e economias costeiras este processo pode ter consequências prejudiciais“.

 

Centenas de milhares de medições históricas e contemporâneas do oxigênio do oceano foram combinadas para a nova pesquisa, incluindo dados de regiões remotas e do mar profundo.”Pela primeira vez, fomos capazes de documentar a distribuição de oxigênio e suas mudanças para todo o oceano“, disse outro membro da equipe, Sunke Schmidtko.

 

À medida que as temperaturas aumentam em todo o mundo, o processo inicia uma reação química sob o mar: a água mais quente é menos eficiente na captura de gases como o oxigênio, o que significa que ele escapa mais facilmente. Água mais quente também é mais leve e se expande mais, desse modo, menos oxigênio realiza o caminho até as profundezas do oceano.

 

Os pesquisadores descobriram que a quantidade de água sem oxigênio quadruplicou desde 1960.A maior queda foi nos oceanos Pacífico Norte e Equatorial, que representaram quase 40% do deslize global de 2%. Os pesquisadores alertam que “implicações de longo alcance para os ecossistemas marinhos e pescas podem ser esperadas“, e com base na tendência existente, estimam uma nova queda no nível de oxigênio de entre 1% a 7% entre agora e 2100.

 

Se a previsão da equipe estiver correta, é outro exemplo de por que precisamos nos apropriar das mudanças climáticas o mais rápido possível. O dano que causamos às águas globais pode ter um efeito sobre nós – seja através da introdução de toxinas na cadeia alimentar ou o aquecimento dos oceanos que afetam Padrões climáticos globais.

 

A boa notícia aqui é que os cientistas agora têm mais dados do que nunca para descobrir o que está acontecendo. “Esperamos obter mais dados sobre o desenvolvimento regional, o que também nos ajudará a entender melhor as tendências globais“, diz Stramma. A pesquisa foi publicada na Nature.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência