Lua de Plutão chamada Caronte pode ter possuído um oceano subterrâneo

de Bruno Rizzato 0

Quando a sonda New Horizons enviou as primeiras imagens de Plutão e de Caronte – sua lua -, notou-se claramente que as suas superfícies não eram tão áridas quanto o esperado. Em vez disso, há crateras, montanhas e outros detalhes que surpreenderam os pesquisadores.

Porém, uma característica em particular sobre Caronte chamou a atenção dos astrônomos. Informalmente chamado de Serenity Chasma, um cânion encontrado em sua superfície possui duas paredes íngremes e é parte de um longo sistema de abismos, um dos maiores no Sistema Solar. Todo o sistema possui cerca de 1.800 quilômetros de comprimento e até 7,5Km de profundidade, dando à lua um vasto “cinturão” equatorial.

De acordo com a NASA, um oceano subsuperficial pode ter sido a causa da formação desse cânion. Sabe-se que a camada exterior de Caronte é formada, principalmente, de gelo, mas o interior da lua pode ter sido quente o suficiente para derreter esse gelo sob a superfície, formando um vasto oceano não muito diferente do que ocorre nas luas Europa ou Encélado.

Quando Caronte começou a resfriar, o oceano congelou e, assim, expandiu conforme a água se transformava em gelo. Isso teria moldado a superfície, formando as falhas vistas atualmente. Na verdade, características semelhantes são encontradas em outros planetas, mas nesse caso acredita-se que isso pode ter sido causado pelo efeito de maré de Júpiter.

Um antigo oceano existente em Caronte seria uma descoberta significativa, mostrando que água em forma líquida possa realmente brotar em todos os lugares do Sistema Solar. Isso poderia ter implicações sobre as chances de encontrar vida em algum outro lugar além da Terra, embora, é claro, ninguém esteja concluindo que a Caronte possa, um dia, ter sido habitável sob sua superfície.

A imagem da região de Serenity Chasma foi capturada pela Reconnaissance Imager de Longo Alcance (Lorri), da New Horizons, durante a sua aproximação realizada em 14 de julho de 2015. A imagem foi tirada a uma distância de cerca de 78.700Km, com uma resolução de 394 metros por pixel.

[ IFL Science ] [ Foto: Reprodução / NASA / JHUAPL / SwRI ]

Jornal Ciência