TOP 5 mistérios do mar que ainda não foram resolvidos

de Julia Moretto 0

O oceano é o lar de inúmeras criaturas estranhas. A profundidade média do oceano é de 14.000 pés (mais de 4.000 metros), o que nos faz crer que haja muitos mistérios a serem revelados sobre essa região.

O oceano é 95% inexplorado, desconhecido, invisível aos olhos humanos“, contou Fred Gorell, o chefe de relações públicas da National Oceanic and Atmospheric Administration’s Ocean Exploration and Research division.

Como tal, há um mundo repleto de novidades. Para Gorell, um dos exemplos mais emblemáticos de quão desconhecido o oceano é vem de um projeto de 2004. Apelidado de Operação “Deep Scope” (“Profundo Escopo” em tradução livre), uma equipe de exploradores colocou uma câmera no fundo do oceano no Golfo de México. Em um instante, uma nova descoberta foi feita. “Uma câmera, em menos de um minuto de funcionamento, gravou um vídeo de uma lula de seis pés que nunca tinha sido vista antes“, contou Gorell. Isso nos faz considerar quão misterioso é o oceano. Pensando nisso, separamos cinco mistérios do oceano que a Ciência ainda não conseguiu resolver.

1 – Os quatro submarinos desaparecidos de 1968

misterios-que-ainda-nao-foram-resolvidos_01

Em 1968, quatro submarinos de diferentes países desapareceram completamente. Havia o USS Scorpion (EUA), o INS Darak (Israel), o Minerve (França) e o K-129 (União Soviética). Há diversas teorias sobre o desaparecimento, desde autodestruição acidental a ataques secretos pelo governo (particularmente entre o Scorpion e K-129). Porém, ainda não há nenhuma explicação completa sobre a causa.

2 – Tubarão canibal

misterios-que-ainda-nao-foram-resolvidos_02

Possivelmente, a única coisa mais assustadora do que um tubarão é um tubarão canibal. Depois de cientistas rastrearem um tubarão de mais de 2 metros, ele mergulhou a 1.903 pés (cerca de 580 metros), enfrentando temperaturas que variavam de cerca de 7º C a 25º C.

A única maneira de uma temperatura mudar tão rapidamente seria o tubarão ser comido por algo maior. Casos de tubarões que comem outros tubarões são comuns. Alguns pesquisadores acreditam na teoria de que o tubarão tenha brigado com uma baleia assassina, já outros dizem que é mais provável ser um “tubarão-branco colossal canibal de duas toneladas“. 

3 – “Atlantis” do Japãomisterios-que-ainda-nao-foram-resolvidos_03

Em 1986, um mergulhador de Yonaguni Jima, uma ilha ao sul do Japão, descobriu parte de uma formação subaquática. As estruturas, de acordo com Masaaki Kimura, geólogo marinho da Universidade de Ryukyu, pareciam com ruínas de castelo, cinco templos, um estádio e um arco do triunfo.

Alguns acreditam que sejam as ruínas de uma cidade antiga, enterradas por um forte terremoto. Outros, como professor da Universidade de Boston Robert Schoch, chamaram as estruturas de “geologia básica” devido ao arenito.

4 – O fenômeno dos mares leitosos

misterios-que-ainda-nao-foram-resolvidos_04

Marinheiros de outrora costumavam contar histórias de “pálidas, leitosas, águas brilhantes.” Como se vê, não era só conto de um pescador. 

Em 1995, um navio mercante britânico documentou que o mar parecia “branco e leitoso”. Os cientistas modernos, como Steve Haddock no Instituto Aquarium Research Monterey Bay, descobriram que as bactérias luminosas ou dinoflagelados bioluminescentes eram a fonte do brilho, apesar de tudo não passar de teorias elaboradas em 2005.

Um estudo de acompanhamento de Haddock e outros três cientistas concluiu que as bactérias brilham para atrair os peixes, para serem ingeridas e viverem dentro deles. Os cientistas ainda não sabem o que causou o grande número de bactérias. “Ainda há muito mais perguntas do que respostas que cercam os mares leitosos“, diz o estudo.

5 – O Triângulo das Bermudas

misterios-que-ainda-nao-foram-resolvidos_05

Grandes tragédias ocorreram em 1918, quando o navio da marinha americana USS Cyclops desapareceu no trecho do Oceano Atlântico delimitado por Miami, Bermudas e Porto Rico. O pedido de socorro foi enviado antes de o navio e sua tripulação de 300 pessoas desaparecerem.

Em 1945, cinco bombardeiros da marinha se perderam voando sobre a região, pois as bússolas pararam de funcionar. O combustível acabou e um foi realizado um pouso de emergência no mar. Quando um avião de resgate foi enviado para encontrá-los, desapareceu junto com os homens nos bombardeiros. A mais recente teoria científica é que os hidratos criaram buracos próximos da região.

[ Fonte: Mashable ]

[ Fotos: Reprodução / Mashable ]

Jornal Ciência