Milhares de “peixes-pênis” são encontrados em praia da Califórnia

Na imagem de capa, os famosos “peixes-pênis” que, na realidade, são considerados “vermes marinhos”

de Otto Valverde 0

Uma cena inusitada roubou a atenção de banhistas e moradores da Califórnia, nos EUA. Milhares de “peixes-pênis” foram encontrados na praia de Drakes Beach.

A aparição ocorreu logo após uma forte tempestade que atingiu a região. Apesar de parecer bizarro, o fenômeno já ocorreu diversas vezes em outras praias do estado, durante tempestades e furações.

O que são “peixes-pênis”?

Na verdade, são um tipo de “verme marinho”. Estes invertebrados estão sempre dentro de solos com grande lama no fundo do mar.

Por sua aparência de cor rosado e cilíndrico, ganhou o apelido de “peixe-pênis” por lembrar o órgão genital masculino. Em geral, este tipo de verme pode chegar facilmente aos 20 cm e muitos exemplares ultrapassam esta medida.

peixes-pênis
Foto: Divulgação / Kate Montana

Tempestades

Por estar sempre fincados em suas “tocas” no fundo do mar, geralmente só aparecem quando são arrancados da lama por fortes correntes marítimas e tempestades.

Quando estão expostos na superfície ou jogados nas praias, são considerados banquetes para gaivotas e lontras, mas no mar são apreciados por tubarões e diversos outros peixes.

Foto: Divulgação 

Culinária

As espécies Urechis unicinctus e Urechis caupo são bastante consumidas em países asiáticos, fazendo parte da culinária de milhões de pessoas.

Foto: Divulgação / Kate Montana

Países como Japão, China e Coréia do Sul apreciam a iguaria, que pode ser encontrada facilmente em feiras de frutos do mar.

Jornal Ciência