Tanta história foi indocumentada durante a expansão da América no Ocidente que às vezes tudo o que se tem para estudar é o que foi deixado para trás.
No caso de São Francisco e outras cidades do norte da Califórnia, a corrida do ouro trouxe o caos, juntamente com novos cidadãos.
Isso é parcialmente porque Colma, uma cidade próxima de São Francisco, possui uma população de mortos maior do de vivos. Mas a história por trás de como Colma chegou a ter tantas sepulturas é tão assustadora quanto fascinante.
O lema da cidade de Colma, é “É bom estar vivo em Colma.” Esta cidade é carinhosamente chamada de “A Cidade dos Silenciosos”, pois é o lar de 17 cemitérios.
O número de cidadãos vivos de Colma é de 1.700, um forte contraste com os 1.5 milhões de “moradores subterrâneos” de seus muitos cemitérios. A maioria das pessoas que mora na cidade se refere a esses cemitérios como “parques” de Colma.
De onde vieram tantos mortos?
Na virada do século 20, mineiros inundaram a área de São Francisco à procura de sua fatia na corrida do ouro.
Naturalmente, trouxeram consigo uma infinidade de novas doenças e consequentemente novas formas de morrer.
Os 27 cemitérios de São Francisco estavam transbordando ao ponto de a cidade ter libertado uma ordem proibindo a construção de mais.
As condições nos cemitérios existentes eram tão ruins,que os corpos foram exumados e enviados para Colma.
A exumação de sepulturas de São Francisco não foi concluída até o final da década de 1940. Os mortos só poderiam ser transferidos para um local individual se a família do falecido pagasse. Caso contrário, os corpos eram enviados para sepulturas coletivas não marcadas.
O processo de mover os corpos feio, com pessoas desabrigadas instalando-se em túmulos abertos, cães vadios mastigando ossos humanos e roubos de qualquer coisa valiosa deixada com o falecido.
Desde então, cerca de 75 novos corpos foram enterrados na Colma diariamente. Muitas pessoas famosas foram enterradas em todos os cemitérios da cidade, incluindo o grande jogador de beisebol Joe DiMaggio e o lendário vaqueiro Wyatt Earp.
Infelizmente, nem todas as exumações foram contabilizadas quando os corpos de São Francisco foram movidos originalmente.
Em 1993, a construção no museu da legião de honra revelou os túmulos de aproximadamente 700 corpos adicionais do que era o cemitério da cidade. Os enterros foram estimados como ocorridos entre 1868 e 1906.
A cidade de Colma e sua relação com os mortos de São Francisco é fascinante e assustadora. Parece que há e infinita quantidade de história silenciosa dentro dos cemitérios de Colma.
Colma é uma relíquia da história fantasmagórica da América. Seu número de corpos enterrados é um testemunho único da Corrida da Ouro.
Fonte: Boredom Therapy Fotos: Reprodução / Boredom Therapy