Conheça o destino dos corpos considerados mortos cujos corações continuam a bater

de Gustavo Teixera 0

Existem cadáveres que apesar de serem considerados legalmente mortos, possuem batimento cardíaco. Seus corpos não se decompõem, eles urinam e por incrível que pareça, eles podem ter filhos.

 

Na medicina, eles são conhecidos como corpos de coração latente, que são aqueles que sofreram morte cerebral mas possuem pulsação e órgãos em bom estado.Esses corpos podem manter-se vivos, por anos e até mesmo décadas, devido à eletricidade. William Kouwenhoven engenheiro de Nova York, investigou em 1929 por que as pessoas morrem depois de eletrocussão e também indagou se um choque elétrico poderia trazê-los de volta à vida.

p04f20s3

Foi então, que ele inventou o desfibrilador, que poderia deixar uma pessoa viva mesma sem certas funções corporais. Para identificar a existência de atividade cerebral, com o desfibrilador, passaram a qualificar um corpo como morto ou um cadáver com coração latente.

 

Na biologia ao invés de existir um momento único da morte, existe uma série de mini mortes, com os tecidos desfalecendo lentamente. Na transição da vida para a morte, células da pele e do cérebro permanecem vivas durante dias depois da pessoa morrer.

 

Mas, se o coração ainda bate, como é possível considerar alguém morto? Primeiramente, a pessoa não responde a estímulos verbais ou é incapaz de respirar por conta própria. Atualmente os cadáveres de coração latente cumprem outra função: doar órgãos. Após a morte cerebral,se seus órgãos estiverem em boas condições,são perfeitos para serem doados a quem mais necessita.

[ Fonte: BBC ]

[ Fotos: Reprodução / BBC ]

Jornal Ciência