Você consegue perceber o que estas fotos têm de bizarro e incomum?

de Gustavo Teixera 0

Ao olhar essas fotos, você deve imaginar que são simples fotos de família, com pais, mães e seus respectivos filhos.

Mas, olhe de novo. Você consegue ver alguma coisa de anormal? Trata-se de fotos pós-morte, ou post-mortem, que é a “arte” de fotografar pessoas mortas. A prática foi bastante realizada no Reino Unido do século XIX, durante a Era Vitoriana, período do reinado da Rainha Vitória.

A fotografia post-mortem era uma maneira barata de imortalizar familiares mortos, principalmente as crianças, devido à alta taxa de mortalidade infantil da época. Confira essas imagens que são um tanto quanto bizarras:

As pessoas que morriam, eram fotografadas antes do serviço funerário. Existia uma produção para deixar os mortos com boa aparência.

fotos-pos-mortem_01

A intenção era fazer com que os mortos parecessem pessoas vivas que estavam sendo fotografas em um dia qualquer.

fotos-pos-mortem_02

Havia alguns truques para simular vitalidade. Nesta foto, repare que há alguém atrás da cortina segurando o menino para deixá-lo em pé, como se ele ainda estivesse vivo.

fotos-pos-mortem_04

Os fotógrafos eram bem experientes em tirar esse tipo de foto, ficando difícil de saber quem está morto ou vivo. Você consegue identificar quem é o morto nesta foto?

fotos-pos-mortem_05

Os fotógrafos pensavam até nas poses, como se estivessem fazendo um Book profissional com modelos. Repare nesta foto, o homem morto parece sorrir e descansar tranquilamente com seus cães de estimação.

fotos-pos-mortem_06

Nem sempre era possível registrar os falecidos como se estivessem vivos e acordados. Os fotógrafos muitas vezes registravam o morto de olhos fechados para parecer que estivesse dormindo ou relaxando após um dia estressante de trabalho.

fotos-pos-mortem_07

Pessoas mortas eram fotografadas com pessoas vivas, fazendo com que não fosse possível diferenciar quem é o falecido a ser retratado.

fotos-pos-mortem_03

Mas muitas vezes, ficava difícil fazer com que os mortos se parecessem com vivos, devido a evidentes traços de morte, como nesta horripilante foto.

fotos-pos-mortem

Muitas vezes as imagens são tristes e chocantes.

fotos-pos-mortem_10

Uma coisa podemos concluir: essas fotos são bizarras e dão medo. Ainda bem que evoluímos tecnologicamente e tiramos fotos enquanto ainda estamos vivos.

[ Were Blog ] [ Foto: Reprodução / Were Blog ]

Jornal Ciência