TOP 10 lugares de acesso restrito que foram ilegalmente fotografados por drones

de Merelyn Cerqueira 0

Não é novidade que a tecnologia nos proporciona avançados cada vez maiores.

Hoje, pelo computador, podemos conseguir detalhes de um lugar, mesmo que este tenha entrada proibida para visitação, por exemplo. Dito isso podemos considerar os drones, que com sua capacidade de voar de forma controlada à distância, fornecem imagens de um território que outrora não poderíamos pisar. Considerando que ficamos mais curiosos sobre coisas proibidas, é parte da natureza humana fazer o possível para conseguir satisfazer essa curiosidade. Com isso em mente, a página russa ofigenno.com, preparou uma lista com imagens de alguns dos lugares proibidos que foram registradas ilegalmente por drones. Confira:

1 – Homs, Síria

A guerra civil na Síria já devastou algumas das cidades mais importantes da região, causando a evasão de milhões de pessoas. A imagem em questão registra o momento em que ocorre uma batalha de tanques em uma área da cidade de Homs, terceira maior do país, e que outrora fora residencial.

top-10-paises-fotografados-por-drones_siria

Atualmente, de acordo com as imagens registradas pelo drone, tudo o que resta ali são ruínas, causadas por intensos bombardeios. Estima-se que desde 2011, dezenas de milhares de civis tenham sido mortos em razão dos intermináveis conflitos.  

top-10-paises-fotografados-por-drones_02_siria

2 – A Cidade Proibida, China

Localizada no centro da antiga cidade de Pequim, por quase cinco séculos, ela serviu como residência imperial, desde meados da Dinastia Ming, até o fim da Dinastia Qing. A proibição surgiu a partir do fato de que somente o imperador, família e empregados tinham permissão para acessar o local. Basicamente, trata-se de uma cidade dentro de outra.

top-10-paises-fotografados-por-drones_03_pequim

Uma vez que a Cidade Proibida só pode visitada em determinados momentos e quase não há registros de seu interior, o autor das imagens conseguiu registros nunca antes vistos.

top-10-paises-fotografados-por-drones_04_pequim

3 – Prypiat, Ucrânia

Palco do maior desastre nuclear de todos os tempos, Prypiat, na Ucrânia, está localizado a apenas alguns quilômetros da central nuclear de Chernobyl.

top-10-paises-fotografados-por-drones_05_ucrania

A imagem em questão foi registrada acima da antena de Duga-3, também conhecido como “Pica-pau Russo”. Hoje uma estação militar de retransmissão de rádio, ela uma vez serviu para detectar o lançamento de mísseis intercontinentais.

4 – Área 51, Nevada

A área 51, localizada no deserto de Nevada, em Las Vegas, já foi palco de uma série de teorias conspiratórias envolvendo alienígenas. Apesar de se tratar de uma base para testes militares, há rumores de que o governo norte-americano a use para manter contato com seres extraterrestres, algo que supostamente ocorre desde 1950.

20-imagens-de-lugares-proibidos-tiradas-area-51

O acesso à área, obviamente, é proibido, uma vez que o governo planeja manter as projeções militares feitas ali em segredo, como uma vantagem sobre seus inimigos. Porém, isso não impediu que um drone sobrevoasse a região registrando imagens, mas que não mostram quase nada. 

5 – Torre de Tesla, Rússia

Construída durante o período soviético, uma estrutura gigantesca e de aparência futurista, nomeada Torre de Testa – uma vez que é baseada em uma tecnologia inventada por Nikola Tesla – é hoje o Centro de Pesquisa de Geradores de Alta Voltagem Marx e Tesla. Relatos contam que a estação seria capaz de gerar enormes quantidades de energia, equivalente a todas as outras matrizes energéticas do país combinadas.

top-10-paises-fotografados-por-drones_tesla

top-10-paises-fotografados-por-drones_tesla_02

As imagens em questão foram registradas no ano passado e inclui um vídeo de pouco mais de um minuto gravado pelo drone que sobrevoou a região. 

6 – Tar Heel, EUA

Guiado pelo cineasta Mark Devries, o drone em questão revelou as práticas de uma fazenda de porcos, localizada em uma área remota da Carolina do Norte, de propriedade de uma das maiores fornecedoras mundial de carne, a Smithfield Foods.

20-imagens-de-lugares-proibidos-tiradas-por-drones-eua

As imagens mostram uma série de construções, possivelmente abrigando animais, bem como um enorme lago de coloração vermelha, possivelmente com muito sangue, urina e fezes de milhões de animais abatidos.

20-imagens-de-lugares-proibidos-tiradas-por-drones-eua_02

Como resultado do despejo de resíduos, agricultores próximos relataram uma quantidade sem precedentes de infeções, uma vez que ocorreu o vazamento de esgoto que provou a destruição de culturas de fazendas vizinhas.

7 – Svalbard, Noruega

Em Spitsbergen, considerada maior ilha do arquipélago ártico das Svalbard e território de soberania norueguesa, está localizado a Svalbard Global Seed Vault, criado pelo governo da Noruega.

20-imagens-de-lugares-proibidos-tiradas-por-drones-noruega

O lugar funciona como uma espécie de “Arca de Noé”, armazenando em condições ideais sementes de diferentes plantas de todo o mundo. O objetivo da instalação é preservar e possivelmente restaurar o planeta após um possível desastre global. Claro que um drone sobrevoou a região capturando imagens do misterioso local.

8 – Fukushima, Japão

Após um terremoto de magnitude 9 que atingiu uma região próxima e causou a formação de tsunamis, que por sua vez resultaram em danos irreparáveis à usina nuclear japonesa, Fukushima se tornou palco para o segundo maior desastre nuclear da história.

20-imagens-de-lugares-proibidos-tiradas-por-drones-fukushima

A cidade, posteriormente, se tornou um território fantasma, uma vez que os mais de 150 mil moradores precisaram ser evacuados. As imagens do drone revelam o que sobrou – nada além de ruínas.

9 – Debaltsevo, Ucrânia

Após a anexação da Crimeia à Rússia, em 2014, houve um intenso conflito entre as formas militares ucranianas e pró-russas. As imagens registradas pelo drone revelam os resquícios do combate, como tanques deteriorados.

Atualmente, a região é conhecida como Caldeirão Debaltsevo.

top-10-paises-fotografados-por-drones_tesla_ucrania

10 – Kazantip, Crimeia

A chamada Estação de Energia Atômica da Crimeia está em construção desde 1976. No entanto, uma instabilidade geológica fez com que o projeto fosse abandonado.

20-imagens-de-lugares-proibidos-tiradas-por-drones-crimeia

20-imagens-de-lugares-proibidos-tiradas-por-drones-crimeia_02

Entre os anos de 1993 e 1999, o local foi palco para um festival de música eletrônica chamado KaZantip. Mas desde que foi comprado por um morador em 2005, a construção permanece inacessível.

[ Ofigenno ] [ Fotos: Reprodução / Ofigenno ]

Jornal Ciência