Drone do Facebook faz primeiro voo para transferir internet para áreas remotas

de Merelyn Cerqueira 0

Acesso ilimitado à internet pode ser um privilégio de muita gente, mas entre as bilhões de pessoas ao redor do mundo, estima-se que 1,6 bilhão ainda estejam à margem dessa tecnologia por viverem em áreas remotas onde não há cobertura de rede móvel.

Logo, o Facebook planeja resolver esse problema, e com a ajuda de uma série de tecnologias, incluindo um avião solar de alta altitude, nomeado Aquila, que acabou de concluir seu primeiro voo de teste de forma bem-sucedida. O voo, de acordo com informações da rede social, ocorreu no dia 28 de junho no Yuma Proving Ground (YPG), no Arizona, EUA.

drone-Facebook_01

Movido a energia solar o avião é projetado para levar acesso à internet a centenas de milhões de pessoas residentes em áreas de difícil alcance em todo o mundo. Durante seu voo de teste – o primeiro de uma série de verificações funcionais – Aquila permaneceu no ar por 96 minutos, mais que o triplo planejado pela missão.

Enquanto estava no ar, ele consumiu apenas 2.000 watts de potência – algo semelhante a um secador de cabelo. No entanto, eventualmente, esse consumo aumentará para 5.000 watts, uma vez que atingir sua altura e velocidade ideal.

drone-Facebook_02

Se alguém dissesse para mim enquanto eu começava o Facebook que um dia iria construir aviões, eu ia dizer que essa pessoa estava louca”, disse Mark Zuckerberg ao The Verge. “Nós não somos uma empresa de avião, mas dentro de pouco mais de dois anos tivemos essa ideia e começamos a construir uma equipe, agora temos um avião que voou durante uma hora e meia. É realmente um grande marco neste caminho de conectar todo mundo”.

O objetivo agora, segundo Mark, é promover a construção de milhares de drones similares, que são relativamente baratos, e trabalhar com empresas de telecomunicações e governos de todo mundo “para conectar as pessoas em periferias e zonas rurais e de desastre, que hoje não podem obter a conectividade tradicional”. No entanto, ele disse que não é a empresa Facebook quem vai essencialmente construir esses drones. “O que queremos fazer é provar que isso funciona, e depois descobrir maneiras de licenciar a tecnologia ou doá-la para que as empresas de telecomunicações, governos e organizações sem fins lucrativos possam oferecer isso às zonas de crise”.

De acordo com Jay Parikh, Chefe Global de Engenharia e Infraestrutura do Facebook, o voo de teste foi projetado para verificar os modelos operacionais da aeronave para provar a capacidade total do modelo que será submetido a uma longa série de testes que serão realizados nos próximos meses e anos. Segundo ele, “falhas são esperadas e às vezes até mesmo planejadas para aprendemos mais quando empurrar o avião para seu limite”. Além disso, foram recolhidos dados importantes sobre o voo de teste que serão ajustados e usados em projetos futuros.

drone-Facebook_03

Eventualmente, o drone – construído em Somerset, na Inglaterra por uma equipe de especialistas, incluindo alguns que adquiriram experiência na NASA, Boeing, Darpa e Força Aérea Real Britânica – atingirá uma altitude de 60.000 – 90.000 pés, enquanto distribui conectividade para os moradores. Ele é projetado para voar por até três meses por vez, e possui uma envergadura maior do que a de um Boeing 737. Cerca da metade da massa do avião é composta por baterias que lhe permitem voar durante a noite, quando não há Sol para ligá-lo.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência