Com ajuda de drone, cientistas encontram rachadura de mais de 3 km no Arizona

de Merelyn Cerqueira 0

Uma enorme fenda com mais de três quilômetros de extensão foi descoberta no deserto do Arizona, cortando a região de Tator Hills, sul do condado de Pinal, nos EUA.

 

 As imagens foram conseguidas por meio de tecnologia de drone, empregada pela primeira vez para o caso pelo Arizona Geological Survey (AZGS). A fissura, por outro lado, representa um risco para as pessoas que conduzem veículos (off-road) na região, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

 

Esta é a primeira vez que o AZGS examinou fissuras de tal maneira. De acordo com um porta-voz da pesquisa, o dispositivo estava sendo experimentando como uma ferramenta para mapear rachaduras e outras características terrestres. Formada entre março de 2013 e dezembro de 2014, a enorme rachadura pode ter crescido em razão das chuvas fortes que ocorreram no outono de 2014 na região.

 

No entanto, para Joe Cook, da equipe que comandou o AZGS, a fenda é ainda mais recente. Segundo ele, pode ser que um vazio subterrâneo tenha atingido a superfície após em 2016. A equipe do AZGS afirmou que fissuras são bastante comuns no deserto do Arizona, e costumam se formar após a retirada de grandes quantidades de água subterrânea na região de Sonora.

 

Um conjunto de rachaduras também já havia sido verificado em torno da região de Eloy, municípios de Cochise, La Paz, Maricopa, Pima e Pinal, sendo que o primeiro se abriu em 1929.

 

As fissuras podem ser perigosas para pessoas que dirigem ou andam a cavalo, bem como representam perigo para o gado, que pode cair e ficar preso. Ainda, é desaconselhado ficar próximo às bordas, uma vez que o terreno é instável e passível de deslizamento.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência