Rachadura no gelo antártico que cresceu 27km nos últimos dois meses poderá formar o maior iceberg já visto

de Otto Valverde 0

Imagens registradas em um período de dois meses mostram como uma enorme rachadura na Antártida cresceu cerca de 27 quilômetros, aumentando o temor dos cientistas de que ela esteja se preparando para criar um dos maiores icebergs já vistos.

 

Desde dezembro do ano passado, a fenda na plataforma de gelo Larsen C, tem crescido para o comprimento de cerca de cinco campos de futebol a cada dia. A gigante rachadura destacará um pedaço de gelo com metade do tamanho da Jamaica, que inevitavelmente se soltará da Antártica Ocidental, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

3CEDCB8600000578-4200470-image-a-2_1486485754252

Em janeiro deste ano, pesquisadores descobriram que a enorme fenda, que tem mais de 160 quilômetros de extensão, cresceu quase 10 metros em apenas duas semanas, criando um aumento total de 27 quilômetros até o momento. Ainda, um alargamento da fenda está ocorrendo no bloco de gelo, com 350 metros de espessura, segundo imagens de satélite revelaram. A abertura está susceptível a romper nos próximos meses – se não o fizer, ficarei espantado”, disse o professor Adrian Luckman, da Swansea University, no País de Gales. “É algo inevitável”.

 

A primeira rachadura, que permaneceu inativa por mais de três décadas, começou a se abrir em 2012, e no ano seguinte, se expandiu em um ritmo acelerado. Em outubro de 2016, uma rachadura apareceu cerca de 17 km ao norte da estação de pesquisa. Os cientistas concluíram então, que são incapazes de prever com certeza o que acontecerá com a plataforma de gelo nos próximos invernos. O evento pode ocorrer em algum ponto entre dias, meses ou anos”, escreveu o Project MIDAS em seu site oficial. “Nós estamos observando com respiração ofegante”.

3C5473BB00000578-4140934-The_crack_has_created_a_chunk_of_ice_half_the_size_of_Jamaica_wh-a-12_1484931509196

No final de dezembro, a ruptura já havia se estendido a um ponto em que agora apenas uma pequena fração de seu comprimento permanece conectada ao iceberg. Porém, por si só, o gigantesco bloco de gelo não será capaz de aumentar o nível do mar, mas outras consequências preocupam os cientistas. As plataformas de gelo que flutuam no mar e se estendem através da costa lentamente são alimentadas pela camada de gelo em terra. Elas agem como barreiras para impedir as outras de deslizarem diretamente para o oceano. A camada de gelo no oeste da Antártida, por exemplo, onde está localizada Larsen C, contém o suficiente para elevar os oceanos globais em cerca de seis metros.

 

Estudos recentes mostraram que a mudança climática já pode ter condenado grande parte da Antártida Ocidental à desintegração, embora ainda seja desconhecido se isso ocorreu em uma escala de séculos ou milênios. Apesar de o rompimento das plataformas ocorrer naturalmente, o aquecimento global é considerado um acelerador para esse processo.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência