Colapso de plataforma de gelo faria com que nível dos oceanos aumentasse em quantidades catastróficas

de Bruno Rizzato 0

A Conferência sobre Mudança Climática das Nações Unidas de 2015 seria o momento oportuno para os líderes mundiais tomarem uma posição significativa contra o aumento do nível do mar, pois uma nova pesquisa, publicada na revista Nature, sugere que, caso as temperaturas aumentem em apenas de 1,5 °C a 2 °C, haverá um colapso catastrófico em calotas de gelo da Antártida, acelerando o aumento do nível do mar em milhares de anos.

O longo tempo de reação do gelo Antártico, que pode levar milhares de anos para se manifestar plenamente, com o fato dos níveis de CO permanecerem na atmosfera por um longo tempo, significa que o aquecimento gerado agora irá afetar as camadas de gelo de maneiras que serão incrivelmente difíceis de serem desfeitas”, disse Nicholas Golledge, pesquisador sênior do Centro de Pesquisa da Antártida na Universidade Victoria, de Wellington, Nova Zelândia.

Juntamente com pesquisadores da Universidade de New South Wales (UNSW), na Austrália, Golledge utilizou modelagem por computador para simular as respostas das camadas de gelo a um clima de aquecimento com base em um número de diferentes cenários de emissões. Em todos, o colapso das principais plataformas de gelo da Antártida provocaria o que os pesquisadores chamam de “uma resposta em escala milenar, não mais centenária”, na camada de gelo da Antártida. Apenas uma das projeções mostrou-se eficiente, que exigiria uma redução significativa das emissões, com início já em 2020.

Os resultados contradizem uma projeção de 2013 sobre o aumento dos níveis do mar emitidos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que sugeriram que a elevação dos mares atingiria seu pico em 5 centímetros, ainda neste século. Mas os pesquisadores, um deles envolvido com a estimativa anterior, reconhece a nova perspectiva drástica.

Nossos novos modelos incluem processos que ocorrem quando placas de gelo entram em contato com o oceano. Cerca de 93% do calor do aquecimento global antropogênico [à base de poluentes] está indo para o oceano, e essas águas estão agora entrando em contato com as margens de flutuação da camada de gelo da Antártida. Se perdermos essas plataformas de gelo, a contribuição da Antártida ao aumento do nível do mar até 2100 seria superior a 40 centímetros”, disse Golledge.

Não é a primeira vez que os cientistas advertiram que as estimativas anteriores do impacto do aquecimento global eram muito otimistas. Um relatório emitido no início do ano pelo ex-físico da NASA, James Hansen, disse que uma revisão feita por ele indicou que as cidades costeiras poderiam ficar inabitáveis dentro de 50 anos.

Agora, os pesquisadores enfatizam que a humanidade tem o poder de controlar esta situação, ou, pelo menos, retardá-la para as sociedades futuras. “De qualquer jeito, teremos de fazer algo, pois já estamos comprometidos com os 25 centímetros até 2050, e pelo menos 50 centímetros de aumento do nível do mar até 2100”, concluiu Golledge.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Flickr ]

Jornal Ciência