Confira imagens impressionantes feitas por drones em cidades-fantasma

de Gustavo Teixera 0

Ao longo dos anos, algumas cidades do mundo tiveram que ser esvaziadas por vários motivos, seja algum desastre natural ou radiação, e poucas pessoas podem ir até esses locais.

Mas, graças aos drones – veículos aéreos não tripulados – essas cidades fantasmas foram enfim registradas e essas imagens mostram aspectos sombrios que agora podem ser vistos por todos.

Confira algumas dessas imagens e veja como estão essas cidades fantasmas:

Chernobyl

Após a explosão dos reatores nucleares ocorridos em Chernobyl no ano de 1986, cerca de 50 mil pessoas que viviam na cidade de Pripyat, na Ucrânia foram evacuadas devido ao alto nível de radiação, e assim a cidade ficou abandonada.

Após 30 anos do incidente, o britânico Danny Cooke usou um drone para sobrevoar a cidade e mostrar como ela está atualmente.

Detroit abandonada

Desde 1960 a cidade de Detroit sofreu um êxodo sem precedentes, devido à falência das diversas fábricas existentes no local. A população, que naquela década era de 2 milhões de pessoas, passou a ser menos de 700 mil, e há algum tempo atrás, as autoridades de Detroit declaram a falência da cidade.

O cineasta de Nova York, John Marton visitou Detroit para fazer imagens de como a cidade como está hoje em dia, e o vídeo ficou muito parecido com o vídeo feito em Chernobyl.

Campo de concentração de Auschwitz-Birkenau

Auschwitz-Birkenau ficou conhecido como o maior campo de concentração durante o governo nazista. Ele foi esvaziado há 70 anos, mas mesmo assim o conjunto de instalações ainda está intacto e fica localizado no sul da Polônia.

Após mais de 1 milhão de pessoas serem mortas no local, a cidade está abandonada, mas ainda é conservada como patrimônio.

Tomioka: uma cidade esquecida

A cidade de Tomioka no Japão tinha um reator nuclear chamado Fukushima Daiichi, e depois de sofrer um tsunami devastador em 2011, altos níveis de radiação foram liberados. Esse problema está sendo resolvido até hoje.

Após os 16 mil habitantes terem que deixar a cidade, o grupo HEXaMedia filmou-a utilizando um drone, mostrando imagens de completo abandono e devastação causados por esses dois desastres que aconteceram juntos.

Craco: uma cidade fantasma na Itália

Craco é uma comunidade na região da Basilicata, localizada ao sul da Itália e foi devastada devido a um deslizamento de terra, fazendo com que apenas cerca de 700 pessoas vivam no local.

A cidade de Craco é utilizada comumente como cenário de filmes como “A Paixão de Cristo”. Hoje em dia, a cidade faz parte dos monumentos mundiais.

Usina nuclear de Satsop, em Washington

A construção das torres nucleares da cidade de Satsop em Washington, nos Estados Unidos, foi interrompida nos anos 80, mas as estruturas permanecem lá até hoje.

Braden Roseborough, um engenheiro, capturou imagens de um pôr-do-sol utilizando um drone e o resultado é incrível.

[ World Mic ] [ Fotos: Reprodução / World Mic ]

Jornal Ciência