Chernobyl poderá se tornar, em breve, um gigante parque de energia solar

de Merelyn Cerqueira 0

O governo ucraniano recentemente anunciou planos para transformar a área circundante de Chernobyl – que foi palco de um dos piores acidentes nucleares da história – em um parque de energia solar. A ideia é que seja construída uma série de painéis dentro da zona de exclusão. O plano, que ainda está em busca de financiamento, ainda permitirá que o país utilize esse grande pedaço de terra radioativa – ainda imprópria para a ocupação humana – para fornecer energia limpa e barata para a população, diminuindo a dependência do país em relação à Rússia.

Segundo Ministro do Meio Ambiente da Ucrânia, Ostap Semerak, o local tem potencial para produzir energia renovável. “Nós já temos linhas de transmissão de alta-tensão que foram anteriormente utilizadas para as centrais nucleares, a terra é muito barata e nós temos muitas pessoas treinados para trabalhar em usinas de energia”, disse.

Cerca de 30 anos atrás, Chernobyl era uma cidade localizada a 100 quilômetros de distância de Kiev, mas foi considerada tóxica após uma fusão nuclear provocar evacuação em massa. Atualmente, grande parte dos seus 2.600 quilômetros quadrados ainda é inadequada para habitação humana. Em um esforço para torná-la novamente viável, o governo está em busca de financiamento para a construção dos painéis de energia solar.

Quando o projeto estiver pronto, poderá fornecer até 4 megawatts de energia para os cidadãos do país. Segundo informações da Comissão de Energia da Califórnia, nos EUA, apenas 1 megawatt é suficiente para abastecer de 750 a 1.000 residências, logo, a quantidade produzida pelo parque solar de Chernobyl poderia fazer uma grande diferença para os ucranianos. 

Atualmente o país se encontra dependente da Rússia em relação às fontes de energia, que lhe fornece a maior parte do gás natural. O projeto também poderia ajudar a Ucrânia em uma potencial adesão à União Europeia, que recentemente aumentou sua preocupação com os problemas ambientais.

Temos prioridades europeias normais, o que significa ter os melhores padrões com o meio ambiente e ambições de energia limpa”, disse Semerak. “Queremos ser uma Ucrânia bem-sucedida, para mostrar às pessoas na zona de conflito que a vida é melhor e mais confortável conosco”.

O governo agora conversa com empresas de investimento nos Estados Unidos e promotores canadenses para tentar dar seguimento ao projeto. Até o momento, não há previsões de quando serão iniciadas as construções dos painéis. Entre os desafios, está a garantia da segurança dos trabalhadores – que mesmo fora da cidade abandonada ainda correrão riscos de contaminação por radiação – e a não perturbação da vida selvagem dentro de Chernobyl, já que um estudo realizado em 2015 mostrou que ela realmente começou a se recuperar após o desastre, apesar da radiação.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Flickr ]

Jornal Ciência