Dois corpos de 600 anos atrás são encontrados de mãos dadas em Londres

de Gustavo Teixera 0

Duas vítimas da Peste Negra, que ficaram de mãos dadas sob as ruas de Londres por mais de 600 anos, foram descobertas por escavadores de Crossrail, um projeto britânico para construção de ligações ferroviárias.

 

Os homens foram encontrados frente a frente com suas mãos entrelaçadas em uma sepultura em um cemitério do século XV para vítimas da praga no centro de Londres. A descoberta intrigou os arqueólogos, que sugeriram que essas pessoas podem ter sido membros da família ou amantes. Acredita-se que eles tivessem 40 anos quando morreram.

 

Pesquisadores disseram que o casal morreu em uma das epidemias que assolaram a capital britânica nos anos seguintes ao surto mais mortal em 1348. Eles foram enterrados em um cemitério com mais de 50.000 outros cadáveres em Smithfield, no centro da capital. O local do enterro é próximo ao monastério de Charterhouse, que foi fundado no século 14 como um lugar de oração para os mortos.

3D7CC6D300000578-4245018-image-a-55_1487691270518

Os arqueólogos escavaram o local em 2013 para abrir caminho para o túnel Crossrail, que será aberto ao público em 2018. A equipe descobriu os restos de 25 indivíduos, mas ficou particularmente atraída pelo casal encontrado deitado de mãos dadas. Don Walker, um osteólogo do Museu de Arqueologia de Londres, disse ao jornal britânico Mail Online: “Não era incomum nos tempos medievais que duas ou mais pessoas fossem enterradas lado a lado, e geralmente interpretamos isso como uma conexão familiar”.

 

Sabemos que este local foi usado para enterrar as vítimas da peste e sabemos que a praga se moveu muito rapidamente, muitas vezes matando vários membros de uma família ao mesmo tempo”, completou Walker. Por causa disso, acreditamos que é mais provável que os dois esqueletos fossem realmente membros da família. Mas para provar isso, precisaremos fazer testes de DNA nos dois esqueletos para descobrir se eles são parentes. Se não forem, então é possível que poderia haver outra explicação para serem enterrados juntos, incluindo uma conexão romântica”, pontuou.

 

Ele acrescentou que as mãos foram encontradas deliberadamente colocadas uma sobre a outra, o que significa que sua posição no chão foi montada após a sua morte. Sabemos que não poderiam ter morrido de mãos dadas”, disse Walker. “Quando foram descobertos, foram encontrados com uma mão sobre a outra de uma maneira deliberada. 

267A868500000578-2986880-image-m-19_1425936614768

Um dos corpos, considerado o mais velho, foi encontrado com uma fratura curada em seu braço que os investigadores sugeriram ser um ferimento da autodefesa de um ataque. Uma possível interpretação é que eles estavam relacionados de alguma forma, por exemplo, por sangue ou casamento“, disse Sam Pfizenmaier, que liderou a escavação.

 

Ele acrescentou que, como os esqueletos foram encontrados sem caixões ou envolvimento cerimonial, a posição dos dois homens pode ter sido acidental. Os cientistas descobriram que os esqueletos foram vítimas da Peste depois que eles extraíram DNA de seus ossos.

 

A análise do DNA revelou que os homens e mulheres encontrados foram expostos a Yersinia pestis, o patógeno que causa a Peste Negra. Sr. Walker disse: “Nós ainda estamos aprendendo sobre a propagação da Peste e da evolução da doença como um todo. Charterhouse nos ajuda a entender como os londrinos reagiram à sua primeira experiência da Peste Negra“.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência