Placa de madeira com textos de 57 d.C. pode conter a primeira referência sobre Londres

de Merelyn Cerqueira 0

Uma série de tábuas romanas, descobertas durante uma escavação realizada em 2013, em Londres, incluem o que deve ser um dos escritos mais antigos já encontrados na Grã-Bretanha, de acordo com os arqueólogos.

O Museu de Arqueologia de Londres (MOLA), disse ter decifrado os documentos, datados em 8 de janeiro de 57 d.C. De acordo com eles, trata-se das primeiras referências já feitas sobre a cidade, revelando os primeiros anos da capital nas palavras das pessoas que viveram, trabalharam e a administraram. Além desses, mais de 700 artefatos foram descobertos na escavação, à época.

arqueologia-primeiras-referencias-a-Londres_

De acordo com a diretora do museu, Sophie Jackson, essas descobertas permitiram que os arqueólogos se aproximassem do que seriam “os primeiros britânicos romanos”. A placa que faz referência à cidade traz uma inscrição que diz “Londinio Mongotio”, que significa “Em Londres, a Mongotius”. Em outra, bastante legível, é descrito um relato: “porque eles estão falando pelo mercado todo que você emprestou dinheiro a eles. Por isso peço a você em seu próprio interesse que não pareça desgrenhado (…) você não vai ajudar seus próprios interesses…”.

arqueologia-primeiras-referencias-a-Londres_01

Em uma outra, são mostradas evidências de alfabetização, sinalizadas pela presença de uma parte do alfabeto (ABCDIIFGHIKLMNOPQRST). Para os arqueólogos, poderia se tratar de uma prática de escrita ou demonstração de caligrafia. Contudo, elas de fato evidenciam os primeiros relatos da educação romana na Grã-Bretanha.

De acordo com o MOLA, tratam-se dos documentos mais antigos já encontrados no Reino Unido. O fato de terem sido preservados por tanto tempo, é porque foram escritos em madeira, cobertos com cera de abelha escurecida. Além disso, estavam soterrados em uma área repleta de lama, o que garantiu uma maior conservação pela falta de oxigênio, conforme dito pela BBC.

arqueologia-primeiras-referencias-a-Londres_02

A época, a escavação foi feita durante a construção de uma nova sede da empresa Bloomberg, os objetos foram retirados do local, mantidos sob a água, depois limpos e secos em baixas temperaturas. E a exposição das peças começará no próximo outono de 2017.

[ BBC ] [ Foto: Reprodução / MOLA ]

Jornal Ciência