Você sabe de onde vem o cheiro dos livros velhos?

de Julia Moretto 0

Sejam novos ou velhos, os livros possuem um cheiro particular. Quando entramos em sebos, sentimos um cheiro de papel envelhecido que divide opiniões. Algumas pessoas amam o cheiro enquanto outras não o suportam. Mas você sabe de onde ele vem?  

Muitas pessoas não sabem, mas os livros são feitos de matéria orgânica, por isso reagem ao calor, à luz, umidade e produtos químicos usados na sua produção. Portanto, o cheiro é o resultado dessa mistura de materiais. Segundo uma pesquisa sobre o odor dos livros realizada por químicos da University College London, em Londres, os papéis mais velhos liberam diversas substâncias orgânicas. A pesquisa liderada por Matija Strlic concluiu que o odor é uma mistura de grama, ácidos, baunilha e mofo. 

Os produtos químicos listados pelos cientistas são encontrados na pasta de madeira e celulose usada para fazer papel e nas tintas utilizadas para escrever o texto ou imprimir ilustrações. 

Segundo os cientistas, do ponto de vista químico, a acidez é a principal razão da decomposição dos livros. Essa acidez é mais forte em livros impressos nos séculos 19 e 20, que se decompõem mais rapidamente. O curioso, é que os primeiros livros impressos foram conservados por mais de 500 anos, por conta da pureza do papel utilizado.

Outro fator que pode causar o cheiro dos livros é a mistura com diferentes papeis, como por exemplo, o jornal. Os livros também podem adquirir cheiros do ambiente, como tabaco e fumaça. Por isso, se você quiser manter os seus livros em ótimo estado – e cheiro – guarde-os em ambientes secos e frescos, longe da luz direta do Sol.

[ BSF ] [ Fotos: Reprodução / BSF ]

Jornal Ciência