Coronavírus sofre nova mutação e surge variante ligada ao aumento de casos de Covid-19 na Califórnia

Como as outras variantes identificadas em todo o mundo, não há evidências de que as vacinas serão menos eficazes contra esta cepa.

de Redação Jornal Ciência 0

Coronavírus sofre nova mutação e surge variante ligada ao aumento de casos de Covid-19 na Califórnia

A Califórnia, nos EUA, alertou que outra variante da Covid-19 está invadindo diversas cidades locais. O Departamento Estadual de Saúde Pública anunciou, no último dia 17, que o sequenciamento genômico viral está encontrando um número crescente de casos causados pela “variante 452R” do vírus em todo o estado.

Ela foi identificada nos condados de Humboldt, Lake, Los Angeles, Mono, Monterey, Orange, Riverside, San Francisco, San Bernardino, San Diego e San Luis Obispo.

Como as muitas outras variantes que foram recentemente identificadas em todo o mundo, ainda não há evidências de que as vacinas serão menos eficazes contra esta cepa mutada, mas as autoridades de saúde americanas estão tentando descobrir se ela é mais transmissível.

“O fato de que esta variante foi identificada em vários surtos de grande porte em nosso condado é uma bandeira vermelha e deve ser investigada mais detalhadamente”, disse Sara Cody, oficial de saúde do condado de Santa Clara, em um comunicado.

“Este vírus continua sofrendo mutação e adaptação, e não podemos baixar a guarda. Essa notícia reforça a necessidade de todos seguirem todas as medidas de prevenção e se vacinarem assim que chegarem as doses”, complementou.

As mutações são uma parte natural do ciclo de vida do vírus, e uma enorme quantidade de variantes do vírus SARS-CoV-2 foi identificada no decorrer da pandemia – a maioria das quais são inconsequentes ou inofensivas. No entanto, nos últimos meses, temos visto um número crescente de relatórios detalhando aquelas que podem ser mais contagiosas.

Uma das mais conhecidas é a “UK Variant”, também conhecida como VOC-202012/01 ou linhagem B.1.1.7, que tem sido associada ao aumento do número de casos de Covid-19 no Reino Unido no mês passado. Grande parte da preocupação deve-se às mutações que ocorrem na proteína spike do vírus, que alguns sugeriram que podem tornar o vírus mais contagioso – por conseguir aderir mais facilmente nas células.

A variante 452R que foi detectada recentemente na Califórnia também apresenta mutações que afetam a proteína spike, por isso a preocupação dos especialistas. No entanto, é muito cedo para dizer se a variante é mais infecciosa.

Embora esteja sendo vinculado a um número crescente de casos, isso pode ser devido a uma infinidade de fatores, não necessariamente as características da nova variante.

“Esta variante carrega três mutações, incluindo L452R, na proteína spike, que o vírus usa para se ligar e entrar nas células, e é o alvo das duas vacinas que estão atualmente disponíveis nos Estados Unidos”, explica Charles Chiu, virologista e professor de medicina laboratorial na Universidade de Santa Clara.

Estudos preliminares de outras cepas recentemente identificadas, como a do Reino Unido e a da África do Sul, sugeriram que as vacinas ainda devem responder satisfatoriamente, apesar das mutações na proteína spike.

Isso é algo que as autoridades de saúde da Califórnia terão que investigar mais profundamente, mas espera-se que a variante 452R possa também ser neutralizada com as vacinas atualmente aplicadas no país.  

Fonte(s): IFLScience Imagens: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência