Duas falhas geológicas interligadas abaixo da Califórnia podem causar evento destrutivo

de Merelyn Cerqueira 0

Em um estudo publicado pela revista Science Advances, cientistas declaram a existência de duas falhas perigosas interligadas, localizadas na área da baía de San Francisco, nos EUA.

Isso significa que as duas poderiam se romper simultaneamente, criando um poderoso sismo, maior do que muitos especialistas previram, de acordo com informações da IFL Science.

falhas-de-san-francisco_02

O segmento conhecido como falha de Hayward está sob bairros densamente povoados. Em novos dados sísmicos recolhidos pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS), pesquisadores indicam que ele está ligado à falha de Rodgers CreekA conexão física entre ambas, que segue por um total de 190 quilômetros, coloca em risco a vida de mais de 2,4 milhões de pessoas.

A última vez que a falha de Hayward causou um terremoto foi em 21 de outubro de 1868, em um sismo de magnitude 6,8. Desde então, a região foi acumulando tensão, ano a ano. Como é inevitável, ela logo irá se romper novamente, o que foi estimado para dentro dos próximos 30 anos. O novo estudo indica que as duas falhas possam desencadear um sismo de magnitude 7,4, ou mais, que atingirá as regiões de Berkeley, Oakland e San Jose. De acordo com a geofísica da USGS, Janett Walt, “este deve ser um lembrete que de as pessoas da baía [Bay Area], precisam estar preparadas para um grande terremoto”.

Os especialistas consideram quem um terremoto duplo pode ser o esperado para famosa falha de San Andreas. Além disso, desde o século 17 que um segmento próximo ao Mar Salton não sofre com sismos. A tensão, de qualquer forma, segue aumentando entre as falhas.

[ IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / IFL Science ]

Jornal Ciência