Um feixe de luz e um estrondo. Levou apenas alguns segundos para uma bola de fogo verde brilhante – aparentemente um meteoro – atravessar o céu escuro sobre Wisconsin cerca de 1h 31m da manhã de segunda-feira, horário local.

 

Mas graças à magia (e à paranoia) de nossa era digital, há toneladas de vídeos de câmeras de segurança mostrando o evento, já devidamente espalhados pela internet.

 

Aqui está um vídeo de Plover, Wisconsin, compartilhado pela estação local do Serviço Meteorológico Nacional (NWS) no Twitter:


Aqui está a visão do campus da Universidade de Wisconsin:

Aqui está a visão de um carro da polícia:


Os funcionários do NWS Milwaukee também compartilharam uma imagem de radar mostrando o que acreditam ser o meteoro sobre o Lago Michigan:

Se alguma coisa caiu do espaço e alcançou a superfície, o lago é local provável de onde terminou o “show”. Embora o flash pareça baixo e perto do chão em alguns vídeos, saiba que isso é um pouco enganador: ele era alto o suficiente para ser visto por todo o trajeto em Illinois.

 

Este vídeo da American Meteor Society mostra seu caminho estimado e sugere que ficou visível de Illinois, Wisconsin, Michigan, Indiana, Ohio, Indiana, Nova York, Ontário, Kentucky, Iowa e Minnesota:

Trouxemos aqui algumas explicações para você entender melhor sobre esse “objeto no céu” que chamou a atenção de todo mundo.

O que é um meteoro?

Um meteoro é um meteoroide – ou uma partícula quebrada de um asteroide ou cometa orbitando o Sol – que queima quando entra na atmosfera terrestre, criando o efeito de uma “estrela cadente”. Os meteoroides que atingem a superfície da Terra sem se desintegrar são chamados de meteoritos.

 

De onde eles vêm?

Os meteoros são, em sua maioria, pedaços de poeira de cometas não maiores do que um grão de arroz. Os meteoritos são principalmente rochas quebradas de asteroides no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter e podem pesar até 60 toneladas.

 

Por que podemos vê-los?

Quando os meteoros entram na atmosfera da Terra, a fricção causada pelas partículas de ar os aquece de modo que eles brilham, deixando um rastro de gás e partículas derretidas à medida que se desintegram a 30 a 60 milhas do solo. A maioria brilha por cerca de um segundo, mas outros deixam uma trilha que dura vários minutos.

 

Por que eles vêm em chuvas?

Milhões entram na atmosfera da Terra a cada dia, mas em certas épocas de cada ano, uma trilha ou aglomerado de meteoros chegará de uma vez conforme a Terra atravessa os restos de um cometa que passou há muito tempo ao orbitar o Sol.

 

Do que são feitos?

Os meteoros não são mais do que poeira e gelo da trilha dos cometas. Os meteoritos podem ser: “pedregosos” – compostos de minerais ricos em silício e oxigênio –, “ferrosos” – consistindo principalmente de ferro e níquel – ou uma combinação dos dois.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência