EUA terá primeira audiência pública no Congresso sobre OVNIS. Veja como assistir

de Redação Jornal Ciência 0

Um subcomitê aberto está programado para lançar sua primeira audiência pública sobre OVNIs em mais de 50 anos, nos EUA, na próxima semana.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

Estima-se que o subcomitê irá descrever oficialmente e de modo público, alguns dos encontros militares com fenômenos aéreos não identificados (UAPs). Além disso, vão avaliar o risco que os OVNIs representam para a segurança nacional.

Grande parte da apresentação, programada para começar na terça-feira, 17 de maio, às 10h00, será transmitida ao vivo no YouTube, de forma livre.

Presidida pelo congressista André Carson, a audiência da próxima semana contará com depoimentos de dois altos funcionários da inteligência de defesa: Ronald Moultrie, principal oficial de inteligência do Pentágono, e Scott Bray, vice-diretor de inteligência naval.

Não foram revelados muitos outros detalhes do que irá acontecer ou ser revelado na audiência, mas a parte aberta do evento deve durar cerca de duas horas e meia.

Mas, após a parte aberta da audiência, o subcomitê realizará uma apresentação fechada com dados para o Congresso, sendo classificado como confidencial, onde o público não terá acesso.

“Há muito a aprender sobre fenômenos aéreos não identificados. Mas uma coisa é certa — o povo norte-americano merece total transparência”, tuitou o deputado Adam Schiff, presidente do Comitê de Inteligência da Câmara.

“Na próxima semana, o Comitê de Inteligência da Câmara dará ao público a chance de ouvir especialistas em um dos maiores mistérios do nosso tempo”, complementou Adam Schiff. A audiência ocorre depois que um relatório histórico sobre fenômenos aéreos não identificados foi solicitado pelo Congresso, publicamente em junho de 2021. 

No geral, o relatório foi bastante inconclusivo, mas mostrou que certas autoridades dos EUA estavam começando a optar por uma abordagem mais transparente em relação ao tema, que sempre foi controverso e motivo de extremo sigilo sobre os avistamentos.

Espectadores curiosos e entusiastas não esperam muito desta próxima audiência. De acordo com informações da IFL Science, a UAP Media acredita que o encontro não fornecerá “a divulgação completa de tudo o que eles sabem” para a população e, certamente, guardaram as partes mais “chamativas” apenas para o Congresso, sob sigilo.

No entanto, o fato de a audiência inicial sobre o tema ser de caráter oficial por parte do governo e aberta ao público, foi amplamente celebrado por estudiosos que tentam encontrar provas sobre o que são os OVNIs.

“Embora este anúncio seja um grande passo positivo, não esperamos nenhum anúncio bombástico neste estágio inicial. Esperamos, no entanto, que encoraje outros governos nacionais — como o Reino Unido e a Austrália, sob sua parceria de compartilhamento de inteligência AUKUS — a seguir o exemplo e iniciar conversas abertas por conta própria”, comentou Dave Partridge, editor da revista Shadows of Your Mind em comunicado à imprensa.

“Por mais de 4 anos, aqueles que trabalham nos bastidores dos OVNIs e Fenômenos Aéreos Não Identificados, lutaram para levar informações às pessoas certas no Congresso. O que estamos vendo agora é mais um passo na escada para a aceitação da sociedade”, acrescentou Adam Goldsack, um dos fundadores da UAP Media UK.

A UAP Media UK é uma organização que foi fundada para trabalhar junto aos meios de comunicação britânicos sobre a discussão dos OVNIs, assunto que foi tratado por décadas com deboche e ridicularização, gerando um tabu social.

A UAP Media UK ressalta que, nos últimos anos, o governo dos EUA, seu Departamento de Defesa e a Marinha, confirmaram que objetos de origem desconhecida são reais, com provas de avistamentos oficiais no céu e mar.

O governo norte-americano confessou ainda que tiveram programas para estudar esses objetos, sem dar direito ao público o acesso à informação.

Você pode assistir a audiência aberta no vídeo abaixo, do YouTube, terça-feira, 17 de maio, às 10h00.

Fonte(s): IFLScience Imagens: Reprodução / Departamento de Defesa dos EUA

Jornal Ciência

no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

Obs: É necessário salvar nosso número e enviar “olá” para validar o cadastro. São milhares de leitores. Aproveite. É grátis!

Jornal Ciência