Mulher alcoólatra desenvolve corcunda e protuberâncias pelo seu corpo por conta do vício

de Bruno Rizzato 0

Uma mulher, alcoólatra há 40 anos, desenvolveu uma corcunda enorme em suas costas, justamente por conta do álcool em excesso.

Os médicos que trataram a paciente de 64 anos ficaram espantados quando descobriram que ela havia desenvolvido uma “corcunda de búfalo”, além de enormes protuberâncias pelos braços e pescoço. Como último recurso, eles pesquisaram um diagnóstico na internet para a rara “deformação de Madelung”. Normalmente encontrada em homens que abusam do álcool, a condição provoca a formação de tumores de gordura, chamados lipomas nas costas.

corcunda-devido-ao-alcoolismo_01

Descrevendo o caso na revista BMJ Case Reports, os médicos do Brooklyn Hospital Center disseram que a paciente chegou muito confusa e com os membros fracos. Depois de examiná-la, eles ficaram chocados com as enormes protuberâncias por toda a parte superior de seu corpo. “À primeira vista, percebemos vários inchaços por todo o corpo, em torno do pescoço, parte superior das costas e extremidades superiores, que eram muito peculiares para a equipe médica”, escreveram na revista. A paciente também relatou ter sofrido fraqueza muscular progressiva durante um ano.

Desta forma, ela ficou praticamente incapaz de sair de casa. Então, admitiu ter bebido de forma excessiva por 40 anos, sendo sua última vez há cerca de duas semanas. Exames de sangue revelaram que ela tinha cetoacidose, uma condição rara mas potencialmente fatal, normalmente vista em pessoas com diabetes tipo 1. O corpo começa a metabolização de gordura, levando à formação de produtos residuais chamados cetonas. Eles acumulam-se no sangue, fazendo com que ele se torne ácido, podendo levar ao coma ou à morte, caso a condição não seja tratada. O alcoolismo também a deixou com doença hepática gordurosa.

corcunda-devido-ao-alcoolismo_02

A mulher disse ter conhecimento de suas deformidades há cinco anos, mas não pensava que seriam algo grave. Os médicos explicaram que ela poderia ser tratada com lipoaspiração e com a interrupção do consumo de álcool para interromper a progressão da doença. Depois de muita discussão, o relatório explicou que a mulher decidiu parar de beber, mas não quis fazer a cirurgia.

A deformação de Madelung

Os nódulos benignos de gordura encontrados nos ombros, bíceps e tríceps da mulher indicaram a deformação de Madelung, uma doença mais comum em homens e associada a alcoolismo, diabetes, distúrbios de gordura, doença hepática e ascendência do Mediterrâneo. Os sintomas variam muito de pessoa para pessoa, mas, geralmente, fazem com que tecido adiposo se cumule sob a pele, levando a uma perda de mobilidade no pescoço. Na maioria dos casos a doença é benigna.

corcunda-devido-ao-alcoolismo_03

No entanto, lipomas podem se tornar cancerígenos em circunstâncias raras. Ainda não se sabe como o álcool pode causar a doença, mas em pessoas que não bebem, a condição pode ser desencadeada por alterações no DNA presente na mitocôndria das células.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / BMJ Case Reports via Daily Mail ]

Jornal Ciência