Cientista promete substituir o álcool convencional até 2050

de Julia Moretto 0

Desenvolvido pelo professor David Nutt, do Imperial College London, uma substância chamada alcosynth promete ter todos os benefícios do álcool, mas sem efeitos negativos para a saúde. E o melhor, ele poderá substituir bebidas regulares.

O álcool é um lubrificante social popular, porém oferecer risco à saúde quando utilizado em excesso. Uma das razões para isso é que o seu principal metabolito, o acetaldeído, é altamente tóxico e pode causar uma série de problemas de saúde a longo do tempo, como por exemplo, danos ao fígado.

Pensando no número de mortes causadas pelo álcool, Nutt passou a última década buscando uma alternativa que permitisse diversão aos bebedores, mas que não oferecesse perigo. Atualmente ele possui uma lista com 90 compostos diferentes que ele acredita ser a solução. Dois deles estão sendo testados, antes de serem liberados para o mercado como alcosynth.

Em uma entrevista ao Independent, o especialista disse que espera que o alcosynth substitua completamente o álcool em 2050. “Ele vai estar lá ao lado do uísque e gim, eles vão distribuir o alcosynth em seu coquetel e, em seguida, você terá o prazer sem danificar seu fígado e seu coração“, explicou. “Eles vão muito bem em mojitos. Ou até mesmo ir em algo tão claro como um Tom Collins. Um deles é bastante sem gosto, o outro tem um gosto amargo“, acrescentou.

Embora Nutt esteja mantendo sua fórmula sem álcool em segredo, ele já havia comentado sobre um composto chamado farelo (3-metoxi-aminoindano), que ele afirma ser tão relaxante quanto o álcool, porém não danifica a coordenação dos usuários. Além disso, a novidade também não tem calorias.

Segundo Nutt, os efeitos do alcosynth podem ser limitados usando alguma “farmacologia inteligente”, para que depois de cerca de quatro ou cinco bebidas, você chegue a um nível bebedeira máxima. Como resultado, “você não pode nunca ficar tão doente ou matar-se, ao contrário de beber muita vodka“, explica.

[ IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / Rasd24 ]

Jornal Ciência