TOP 6 maneiras comprovadas pela Ciência de aliviar a ressaca

de Merelyn Cerqueira 0

Quando o assunto é ressaca, cada um tem a sua própria receita. Normalmente envolvem garrafas de isotônicos, comidas gordurosas ou remédios para combater dores de cabeça.

Basicamente, a ressaca é resultado de uma desidratação causada pelo consumo excessivo de álcool, uma vez que ele provoca intensa liberação de urina. Os sintomas incluem dores de cabeça, náuseas, boca seca, fadiga e tonturas. Abaixo você pode conferir seis curas não convencionais, porém cientificamente apoiadas, que ajudarão na hora de combater o desconforto causado pela bebedeira, de acordo com informações publicadas pelo Medical Daily. 

1 – Pera ou suco de pera

Quer evitar a ressaca? Antes de começar a beber, experimente comer uma pera asiática ou beber um pouco de seu suco. De acordo com um estudo realizado na Austrália, a fruta pode ajudar a evitar a sensação.

Acredite ou não, a pera pode ter efeitos sobre a quantidade de álcool no sangue”, disse o professor Manny Noakes, diretor de pesquisa da Nutrition and Health at the Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO).

2 – Aspargos

Em um estudo publicado em 2009, pesquisadores descobriram que aminoácidos presentes no aspargo podem impulsionar a velocidade com que as células quebram o álcool, ao passo que também impedem os danos causados por seus subprodutos tóxicos.

3 – Exercícios físicos

Em um estudo publicado em setembro no periódico online British Journal of Sports Medicine, pesquisadores descobriram que os exercícios, mesmo de nível básico, feitos semanalmente (pelo menos 150 minutos de atividade moderada) poderiam compensar alguns dos efeitos nocivos do álcool.

Enquanto os resultados não sugerem que os exercícios anulem completamente os efeitos, eles ressaltam a importância das atividades físicas para nossa saúde em geral.

4 – Gengibre

Por conter magnésio, zinco e crômio, o gengibre ajuda a prevenir calafrios, febres e sudorese excessiva. Ele também pode ser consumido para combater dores e inflamações, e por isso é considerado uma opção para combater a ressaca.

5 – Purê de batatas

Gastroenterologistas afirmam que consumir purê de batata antes de beber pode ajudar a combater a ressaca no dia seguinte. De acordo com o Dr. Nick Read, da IBS Network, “não é sobre forrar seu estômago, mas se você colocar gordura nele antes de começar a beber, uma vez dentro do duodeno [primeira parte do intestino delgado], ela retardará o esvaziamento gástrico”, evitando que a bebida esvazie rapidamente o estômago.

Isso significa que você demorará mais para ficar bêbado, resultando em uma ressaca mais suave”, explicou.

[ Medical Daily ] [ Foto: Reprodução / Medical Daily ]

Jornal Ciência