Alcoolismo deixou homem com pâncreas calcificado

de Julia Moretto 0

Um homem de 50 anos que não quis ser identificado bebeu meio litro de vodca por dia por 15 anos. Ele desenvolveu uma grande quantidade de cálcio no pâncreas, o que o deixou doente, de acordo com um novo relatório do caso.

 

O homem foi para a sala de emergência depois de começar a vomitar sangue. Ele disse aos médicos que também estava sentindo dor abdominal e diarreia nos últimos dois meses. A tomografia computadorizada do abdômen mostrou que ele tinha grande quantidade cálcio no pâncreas e foi diagnosticado com pancreatite crônica, condição na qual o pâncreas fica cronicamente inflamado.

 

Embora esses depósitos de cálcio sejam frequentemente observados em pacientes com a doença, o grau de calcificação observado neste paciente é raro, disse Dr. Yub Raj Sedhai, residente de medicina no Mercy Catholic Medical Center em Darby, na Pensilvânia, que tratou o paciente. O abuso de álcool ao longo de muitos anos é a causa mais comum de pancreatite crônica, de acordo com o National Institutes of Health. O álcool pode danificar as células no pâncreas e estimular essas células a secretar enzimas que destroem o tecido pancreático, o que leva à inflamação, disse Sedhai.

 

O consumo crônico de álcool leva a um ciclo vicioso que resulta na inflamação crônica do pâncreas“, disse Sedhai. A calcificação do pâncreas ocorre porque o cálcio é depositado no tecido pancreático inflamado, segundo ele. O cálcio é naturalmente presente no corpo, incluindo na corrente sanguínea. Mas, se seus níveis sanguíneos de cálcio forem normais, o mineral pode se acumular em locais onde não há danos no tecido, de acordo com a Harvard Medical School.

 

O pâncreas utiliza as enzimas para digerir o alimento. Por isso, os pacientes com pancreatite crônica podem ser incapazes de digerir, de acordo com o NIH. Mas as enzimas pancreáticas de reposição estão disponíveis em medicamentos, que podem ajudar os pacientes a digerir alimentos e a ganhar peso. Neste caso, o homem recebeu suplementos de enzimas pancreáticas e foi encaminhado a uma clínica de reabilitação devido ao vício no álcool.

[ Live Science ] [ Fotos: Reprodução / Live Science ]

Jornal Ciência