Pessoas com olhos azuis possuem forte tendência ao alcoolismo, segundo estudo

de Gustavo Teixera 0

Arivis Sulovari realizou uma pesquisa genética que revelou que pessoas que possuem olhos mais verdes e principalmente azuis têm mais tendência ao alcoolismo.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

Ele estudou o perfil genético de 1.263 pessoas com ascendência europeia que foram diagnosticadas como alcoólatras. “A cor do olho pode ser útil na clínica para o diagnóstico de dependência de álcool” disse Sulovari. 

A associação do alcoolismo com pessoas de olhos claros permaneceu inalterada mesmo sendo analisadas meticulosamente diversas variáveis, como gênero, etnia e idade.

Os genes responsáveis pela cor dos olhos interagem em níveis consideráveis nas pessoas diagnosticadas com alcoolismo. 

Já aqueles que possuíam olhos castanhos ou mais escuros tinham chances bem menores de se tornarem alcoólatras. 

Os pesquisadores querem agora ampliar esse estudo para verificar realmente se existe uma relação científica válida. Caso ela seja provada, terão um desafio maior de descobrir se é causada por fatores genéticos, ambientais, ou até uma mistura desses dois.

Essa pesquisa é relevante para entender melhor sobre os mecanismos do alcoolismo, que é até então são pouco compreendidos pela Ciência.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência