Olhos azuis não possuem pigmento azul e eles não têm cor definida, aponta pesquisa

de Merelyn Cerqueira 0

Seus olhos não são azuis (ou verdes) porque contêm células pigmentadas de mesma cor.

Na verdade a cor azul é puramente estrutural e envolve uma física muito interessante, conforme informado por Paul Van Slembrouck, em um artigo para a revista Medium.

A parte colorida do olho é chamada de íris. Ela é composta por duas camadas: o epitélio, localizado na parte de trás e o estroma, que está na frente.

O epitélio é formado por duas células de espessura e contém pigmentos castanhos, que são as manchas escuras que algumas pessoas têm em seus olhos, causadas pelo estreitamento do epitélio.

Já o estroma, por outro lado, é composto de fibras de colágeno, que são incolores. Por vezes, ele contém um pigmento escuro chamado melanina, bem como excesso de depósitos de colágeno. Basicamente, esses são os dois fatores que controlam a cor dos olhos.

Os olhos castanhos, por exemplo, contêm uma alta concentração de melanina dentro do estroma, que absorve a maior parte da luz que entra nos olhos, independentemente dos depósitos de colágeno. Já os olhos verdes não possuem muita melanina, de modo que também não possuem os depósitos de colágeno.

Isso significa que, enquanto algumas luzes que entram são absorvidas pelo pigmento, as partículas do estroma também dispersam essa luz como resultado de algo chamado efeito Tyndall.

Este mesmo efeito é responsável por criar uma tonalidade azul (semelhante à dispersão de Rayleigh que faz o céu parecer azul). Assim, quando isso é combinado com a melanina marrom, o resultado são os olhos verdes.

A história dos olhos azuis, no entanto, é ainda mais fascinante, uma vez que a cor é inteiramente estrutural.

Pessoas com olhos azuis possuem um estroma completamente incolor e nenhum pigmento, de modo que também não contém depósitos de colágeno em excesso. Isso significa que toda a luz que entra nos olhos é espalhada de volta para a atmosfera e, como resultado do efeito Tyndall, cria a tonalidade azul.

Isso significa que os olhos azuis, na verdade, não têm uma cor definida. Tudo depende da quantidade de luz disponível quando olhamos para eles. Esse conceito de coloração estrutural também dá cor às borboletas, carnes e algumas frutas vermelhas.

Imagine que você possa se encolher para um tamanho microscópico e depois subir pela malha de fibras no estroma. É dali que a coloração estrutural vem. Ali também existem mechas de tecido muscular liso que se contraem para dilatar (expandir) a pupila, puxando a extremidade interna da íris em direção à borda externa. Quando isso acontece, as fibras do estroma afrouxam e podem ficar relaxadas à medida que a tensão é liberada, escreveu Van Slembrouck.

Por isso, para quem tem olhos azuis, saiba que a cor azul de fato não existe em seus olhos, é apenas um efeito físico que gera a cor que vemos.

Fonte: Science Alert Foto: Reprodução / Pexels

Jornal Ciência