Alcoólatra desenvolve bolsas de gordura no pescoço após beber 1 litro por dia por 30 anos

de Otto Valverde 0

Um chinês que bebeu quase um litro de licor por dia, durante mais de três décadas, desenvolveu um tumor em torno de sua garganta, dando a ele apelidos pejorativos em sua comunidade.

Hong Shu, foi diagnosticado com a rara doença de Madelung, onde os depósitos de gordura se acumulam em várias áreas do corpo, incluindo o pescoço, braços e pernas.

Hong, de Guangzhou, sul da China, passou por várias cirurgias para remover os depósitos e deverá sair em breve do hospital. Segundo relatos, o homem sofre com a condição há mais de uma década, mas somente agora foi diagnosticado. Existem apenas 400 casos da doença, considerada extremamente rara, em todo o mundo.

doenca-de-Madelung_01

Hong, agora com 53 anos, começou a notar mudanças em seu corpo há mais de 10 anos, quando um inchaço começou a aparecer atrás de seus dois ouvidos, mas gradualmente se espalhou para sua garganta.

Os depósitos de gordura tomaram conta de seu pescoço, deixando Hong retraído, deprimido e recluso. Antes de suas cirurgias, o inchaço na garganta de Hong tinha mais de 15 centímetros de largura e cerca de 14 centímetros de comprimento. Hong também tinha dois nódulos em seu pescoço com mais de 17 centímetros de largura.

Desde o início deste ano, o inchaço no pescoço de Hong cresceu de forma descontrolada e ele tinha muitas dificuldades para virar o pescoço, deglutir alimentos e até mesmo respirar. Após exames e raios-X, os médicos diagnosticaram-no, finalmente, com a doença de Madelung e atribuíram a causa ao seu consumo excessivo de álcool.

O chinês consumia até dois litros de licor por dia (embora sua média fosse 1 litro diário), de um tipo feito com arroz, sorgo (milho-zaburro) e outros grãos e cereais, e tem um volume de álcool entre 40 e 60%. Em pouco mais de 30 anos, Hong consumiu milhares de litros de bebidas destiladas, provocando a doença. Ele passou por três cirurgias sucessivas para remover os depósitos de gordura e diz estar se recuperando bem. As imagens após a cirurgia não foram divulgadas.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência