Mancha violeta é registrada na atmosfera de Marte

de Merelyn Cerqueira 0

A missão MAVEN, da NASA, recentemente registrou algumas imagens de Marte, revelando manchas violetas em uma das regiões do planeta, o que caracteriza um comportamento inédito da atmosfera dali, segundo informações da IFLScience.

A emissão de raios ultravioletas de óxido nítrico a partir do lado noturno de Marte parece ter sido responsável pelo fenômeno. O óxido está presente nas partes mais altas da atmosfera, e isso permitiu que os pesquisadores estudassem a circulação dos ventos em altitudes elevadas.

mancha-em-marte_02

Chamada de Nightglow, a mancha ainda possui algumas estrias, uma indicação de que as camadas superiores da atmosfera são altamente irregulares, de modo que também causam ventos irregulares e com consequências globais. Isso porque, os ventos em altitude elevada controlam o impacto das mudanças de estações na atmosfera.

A fim de estudar as variações sazonais, a sonda MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) olhou para a presença de ozônio e descobriu que ele é destruído pelo vapor de água, e por isso tende a se acumular nas regiões mais frias. Também verificou-se que os ventos inibem a propagação desse vapor de água, fazendo com que a presença do ozônio dure até a primavera.

De acordo com Nick Schneider, do Laboratório de Física Atmosférica e Espacial da Universidade do Colorado, nos EUA, a sonda obteve centenas de imagens nos últimos meses, oferecendo registros de alta resolução nunca antes obtidos da cobertura ultravioleta. Com uma órbita elíptica rápida o suficiente para tirar fotos em todos os ângulos, MAVEN também foi capaz de detectar como as nuvens se formaram no período posterior, vulcões gigantes presentes, bem como registrou imagens de todo o planeta. 

A sonda está estudando a atmosfera do local desde 2014 e é equipada com um conjunto de instrumentos capaz de analisar o tênue ar marciano, bem como campo magnético e a interação dos ventos solares. Os resultados estão sendo apresentados em reuniões conjuntas da Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Astronômica Americana, e Congresso Europeu de Ciências Planetárias, realizadas em Pasadena, na Califórnia.

[ IFL Science ] [Fotos: Reprodução / IFL Science ]

Jornal Ciência