Imagens surpreendentes mostram o transporte público de Tóquio

de Gustavo Teixera 0

O fotógrafo alemão Michael Wolf realizou um trabalho surpreendente com fotos impactantes do cotidiano de pessoas que utilizam o transporte público de Tóquio, uma das cidades mais densamente povoadas do mundo.

Se você vive em uma cidade grande que enfrenta a superlotação dos transportes públicos, talvez sinta uma empatia pelas pessoas retratadas no presente trabalho. O fotógrafo alemão já realizou outros trabalhos com a temática da vida em grandes metrópoles, como por exemplo, algumas imagens das janelas de grandes edifícios ou de pessoas que vivem em casas ou apartamentos muito pequenos.

transporte-publico-japao_2

Ele quis mostrar as condições dos trabalhadores que levam algumas até o trabalho se transportando em metrôs, ônibus e trens superlotados. Viver nessa cidade é muito caro, assim, muita gente precisa viver nos subúrbios e todos os dias viajar no metrô como sardinhas. Uma hora e meia de ida, uma hora e meia de volta. Imagine que essas pessoas trabalham nove ou oito horas. São outras três horas de pé mexendo no celular”, disse Wolf.

transporte-publico-japao_3

transporte-publico-japao_5

Ele também diz que não foi fácil tirar as fotos, pois as pessoas estavam sempre irritadas devido às condições: A maioria das pessoas que viajava estava irritada porque abria os olhos e via a um homem com uma câmera. Às vezes fechavam os olhos, às vezes levantavam a mão, às vezes as pessoas te mostram o dedo do meio. São brutais no sentido de que são muito intensas e estressadas”, pontuou o fotógrafo. As imagens são chocantes. Para ver mais fotos do trabalho de Michael Wolf clique aqui.

[ Slate / Photo Michael Wolf ] [ Fotos: Reprodução / Photo Michael Wolf ]

Jornal Ciência