O fotógrafo alemão Michael Wolf realizou um trabalho surpreendente com fotos impactantes do cotidiano de pessoas que utilizam o transporte público de Tóquio, uma das cidades mais densamente povoadas do mundo.
Se você vive em uma cidade grande que enfrenta a superlotação dos transportes públicos, talvez sinta uma empatia pelas pessoas retratadas no presente trabalho. O fotógrafo alemão já realizou outros trabalhos com a temática da vida em grandes metrópoles, como por exemplo, algumas imagens das janelas de grandes edifícios ou de pessoas que vivem em casas ou apartamentos muito pequenos.
Ele quis mostrar as condições dos trabalhadores que levam algumas até o trabalho se transportando em metrôs, ônibus e trens superlotados. “Viver nessa cidade é muito caro, assim, muita gente precisa viver nos subúrbios e todos os dias viajar no metrô como sardinhas. Uma hora e meia de ida, uma hora e meia de volta. Imagine que essas pessoas trabalham nove ou oito horas. São outras três horas de pé mexendo no celular”, disse Wolf.
Ele também diz que não foi fácil tirar as fotos, pois as pessoas estavam sempre irritadas devido às condições: “A maioria das pessoas que viajava estava irritada porque abria os olhos e via a um homem com uma câmera. Às vezes fechavam os olhos, às vezes levantavam a mão, às vezes as pessoas te mostram o dedo do meio. São brutais no sentido de que são muito intensas e estressadas”, pontuou o fotógrafo. As imagens são chocantes. Para ver mais fotos do trabalho de Michael Wolf clique aqui.
[ Slate / Photo Michael Wolf ] [ Fotos: Reprodução / Photo Michael Wolf ]