Imagens incríveis revelam cidade romana submersa que um dia foi o centro cultural dos ricos e famosos

de Merelyn Cerqueira 0

Uma série de imagens registradas pelo fotógrafo italiano Antonio Busiello revelaram detalhes da antiga cidade romana Baiae, que há mais de 1.700 anos foi usada como centro da alta cultura durante o Império Romano.

Ali, a nobreza romana desfrutava seus dias mais felizes, até que a forças da natureza agiu, deixando apenas escombros sob o mar Mediterrâneo, segundo informações da IFLScience.

Baiae era considerada uma bela cidade, com suas ruas de paralelepípedos, mosaicos, estátuas, spas e até mesmo luxuosas vilas frequentadas por Júlio César e o Imperador Nero.

Ela também foi o lar de inúmeros templos dedicados a Mercúrio, Vênus e Diana, mas que atualmente se tornaram um refúgio para a vida marinha.

apos-encontrar-pernas_1

Recentemente, cientistas descobriram que as vilas de Baiae foram construídas do melhor topo de mármore à época, expedidos de pedreiras localizadas na Itália, Turquia e Grécia.

Hoje submersa, a cidade está localizada no fundo do Golfo de Nápoles, a 15 km de distância da costa sudoeste da Itália. Baiae foi submersa após séculos de atividade sísmica e atividade vulcânica, uma vez que estava próxima ao monte Vesúvio – o mesmo vulcão que destruiu as cidades de Pompéia e Herculano.

Tal atividade vulcânica, no entanto, proporcionou à cidade energia geotérmica suficiente para aquecer as águas dos spas.

apos-encontrar-pernas_2

Em 2014, quando grandes inundações atingiram o sul de Nápoles, uma série de deslizamentos de terra ocorreu na região, fato que acabou expondo porções das antigas estruturas romanas de Baiae.

Mais recentemente, arqueólogos marinhos descobriram uma cidade romana há muito tempo perdida nas águas do nordeste da Tunísia.

Em suas expedições de mergulho, a equipe encontrou numerosos monumentos romanos, incluindo cerca de 100 tanques de garum, que foram utilizados para a produção de um condimento à base de peixe, bem popular na Roma Antiga e Grécia, e provavelmente significativo para a economia local. Tal como Baiae, esta cidade, conhecia como Neapolis, também foi encerrada pelas forças da natureza e atividade sísmica.

apos-encontrar-pernas_3

apos-encontrar-pernas_4

apos-encontrar-pernas_5

apos-encontrar-pernas_6

apos-encontrar-pernas_7

apos-encontrar-pernas_8

apos-encontrar-pernas_10

apos-encontrar-pernas_11

apos-encontrar-pernas_12

apos-encontrar-pernas_13

apos-encontrar-pernas_14

apos-encontrar-pernas_9

apos-encontrar-pernas_3

Fonte: Science Alert / IFL Science Fotos: Reprodução /  IFL Science

Jornal Ciência