Homem diagnosticado com gripe fica internado por 3 meses para tratar infecção generalizada

de Bruno Rizzato 0

Mark Sollis, um gerente de TI, de 54 anos, de Staffordshire, no Reino Unido, ficou em coma induzido por três meses após sobreviver de uma infecção generalizada – septicemia –, que é uma reação extrema causada por uma infecção.

Após três dias de tosse, dores musculares e estado letárgico, foi diagnosticado inicialmente com uma gripe em sua visita ao médico. No entanto, em vez de melhorar após descansar, ficou cada vez mais fraco e sem fôlego. Uma semana depois que ele adoeceu, sua mulher, Diane, o levou ao hospital novamente.

Inicialmente, os médicos fizeram um diagnóstico errado, dizendo que ele estava apenas com pneumonia, mas rapidamente perceberam o verdadeiro problema e ele foi levado às pressas para a UTI para ser medicado com antibióticos e fluídos. Testes seguintes descobriram que sua pneumonia era causada por Legionella (uma infecção bacteriana cujos primeiros estágios podem ter sintomas semelhantes aos da gripe), o que provavelmente tinha provocado a septicemia.

infeccao-generalizada-septicemia-01

Apenas após três meses, Mark acordou. Ele foi lentamente trazido de volta à plena consciência, ainda sem conseguir falar ou se mover. Um dia, ele respondeu o “bom dia” dado por sua esposa, demonstrando sinal de melhora.

Mark sobreviveu a uma septicemia, condição frequentemente fatal causada pela reação exagerada a uma infecção. Quando acometido por ela, o corpo libera grande quantidade de citocinas, que causam a dilatação dos vasos sanguíneos, levando a uma redução drástica da pressão arterial.

As citocinas também causam inflamação e coágulos de sangue, o que interrompe o abastecimento de oxigênio para os órgãos vitais, podendo levar à falência múltipla de órgãos e choque séptico.

infeccao-generalizada-septicemia-02

Segundo o Dr. Ron Daniels, consultor da Heart of England NHS Foundation Trust e executivo-chefe da UK Sepsis Trust, no Reino Unido, a infecção pode ser desencadeada por algo grave, como uma pneumonia, ou algo inócuo, como um abcesso dentário ou o corte em um dedo. “Também pode aparecer após uma simples gripe”, disse ele. 

A sepse (como é chamada de forma abreviada) pode atacar em qualquer idade e pode ser extremamente perigosa, sendo responsável, a cada ano, por mais mortes do que o câncer de mama, intestino e próstata juntos. A condição é tratável se for descoberta em estágio inicial.

Segundo o Dr. Daniels, o verdadeiro número de mortes anuais poderia ser maior que 50 mil (só no Reino Unido), principalmente porque os sintomas iniciais são muitas vezes confundidos com outras condições.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência