TOP 5 dicas para prevenir a gripe em pessoas acima de 60 anos

de Julia Moretto 0

A gripe é uma doença perigosa e registra o maior número de vítimas neste período do ano, devido ao tempo seco e frio.

Os sintomas podem ser intensos e prejudicar a rotina dos infectados. Normalmente, a doença não dura mais que duas semanas, mas em idosos, a história pode ser diferente.

A gripe não é considerada uma doença grave, mas pode ser a causa de morte de pessoas que estão com imunidade baixa.

Pensando nisso, o pneumologista do Hospital Samaritano de São Paulo, Mauro Gomes, apresentou cinco dicas ao site R7 para prevenir a doença em pessoas acima de 60 anos.

Vacinação

Uma das principais formas de prevenção é a vacinação, que ocorre gratuitamente para pessoas acima de 60 anos na rede pública de saúde do Brasil.

Higiene

A principal forma de transmissão da doença é por meio do contato. Por isso é importante criar o hábito de higienizar as mãos, além de evitar coçar os olhos ou colocar as mãos na boca e nariz.

Contato

Uma boa dica é evitar proximidade com pessoas infectadas. Locais com multidões não são indicados, prefira ambientes arejados.

Alimentação

Pessoas idosas devem ter uma dieta equilibrada com nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e proteínas. Esses nutrientes podem estar em sopas e caldos.

Também é importante que a alimentação seja rica em vitamina C, já que fortalece o sistema imunológico; vitamina A, que ajuda as células de defesa e em vitamina E.

Idosos com problemas respiratórios

Cerca de 44% da população brasileira sofre com problemas respiratórios. Dessa forma, os especialistas alertam para que idosos que tenham comprometimento pulmonar procurem um especialista e utilizem os medicamentos de maneira correta.

Fonte: ExpressoMT Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência