Campanha de vacinação contra a gripe começa em todo país! Veja se você está na lista de imunização pelo SUS

de Julia Moretto 0

Começa, em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza.

A estimativa é vacinar mais de 54 milhões de pessoas do público-alvo, segundo o Ministério da Saúde. O total de doses disponibilizadas são de 60 milhões. As vacinas da gripe estão disponíveis no posto para pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas –mulheres no período de até 45 dias após o parto–, pessoas privadas de liberdade — como adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas —, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

Quem não está na lista do SUS e mesmo assim deseja receber a vacina, pode procurar uma clínica particular. O valor médio da vacina em São Paulo é de R$ 170,00. O ministro da Saúde, Ricardo Barros disse na semana passada em uma coletiva de imprensa, que essa é a primeira vez que os professores estão sendo vacinados contra a influenza.

Essa medida foi tomada já que os profissionais têm contato com dezenas de alunos diariamente, ficando expostos à contaminação. Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde alertou a população para que não deixe a vacinação para última hora. “É importante que todos os grupos definidos busquem esta proteção dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Saúde. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito”.

O ministério pretende vacinar cerca de 90% da população que é considerada de risco. Nos anos anteriores, o índice de vacinação era de 80%. A estimativa atual só perde para o ano passado que chegou a 98,3% de cobertura vacinal.

Efeito colateral

Segundo o Ministério da Saúde, o indivíduo pode sentir dor na região aplicada, eritema e enrijecimento. Esses sintomas são considerados benignos e passam em até 48 horas. O imunizante é contraindicado para pessoas que tenham história de reação anafilática prévia em doses anteriores e a indivíduos que tenham alergia grave associada ao ovo de galinha e seus derivados. Em caso de dúvida, é fundamental procurar um especialista.

Transmissão

A transmissão do vírus ocorre através do contato com a secreção das vias respiratórias, passadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O contato também é possível por meio de objetos e mãos contaminadas, quando entram em contato com mucosas, como boca, olhos ou nariz. Dessa forma, a melhor maneira de prevenção, segundo as orientações do Ministério da Saúda, é: lavar as mãos diversas vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; procurar não tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar locais cheios.

[ R7 ] [ Fotos: Reprodução / R7 ]

Jornal Ciência