Hexágono misterioso de Saturno mudou de cor e cientistas ainda não sabem explicar o porquê

de Merelyn Cerqueira 0

Descoberto há quase 30 anos, o hexágono de Saturno é uma estrutura que se estende por cerca de 32 mil quilômetros de diâmetro e cerca de 100 km de extensão para baixo da densa atmosfera do planeta.

No entanto, em apenas quatro anos, este misterioso achado mudou sua cor original, azul, para dourado, mas os cientistas ainda não sabem exatamente por quê. Até o momento, o melhor palpite para a alteração é que isso ocorre enquanto o polo norte de Saturno se prepara para o solstício de verão, que terá início no próximo ano, segundo informações da Science Alert. Conforme observado pelas sondas Voyager e Cassini, da NASA, cada lado do hexágono parece girar a partir de seu centro, a mesma medida que Saturno gira sobre seu próprio eixo. Ao longo da borda da formação, um fluxo de ar é liberado a uma velocidade de 321 km/h.

Logo, como base no tamanho e movimento, cientistas concluíram que se trata de um padrão de vastas nuvens, geradas a partir de um furacão perpétuo que gira no centro do polo norte do planeta. Eles também estimam que essa tempestade esteve em ação por décadas – ou até mesmo séculos.

saturno-mudou-de-cor
NASA / JPL-Caltech / Instituto de Ciência Espacial / Universidade de Hampton

Enquanto a Ciência está confiante do que é o hexágono, o mistério mesmo está em como ele chegou até ali. Uma vez que um redemoinho gigante no ar ocorre, é relativamente fácil mantê-lo girando. Por outro lado, a força necessária para criá-lo é outra história a ser explicada, e muito mais difícil.

Há uma série de teorias sugeridas por especialistas para explicá-lo. Charles Choi, da Space.com, por exemplo, sugere que, assim como a água dentro de um balde pode gerar redemoinhos com furos em formas geométricas, o mesmo ocorre em Saturno, mas é claro, sem a presença de um balde gigante. Por outro lado, como as sondas puderam observar cores completamente diferentes no hexágono entre novembro de 2012 e setembro de 2016?

A NASA ofereceu uma resposta para isso. De acordo com a agência, a mudança de cor pode ser um efeito de troca de estações. “Em particular, a mudança de uma cor azulada para um tom mais dourado pode ocorrer devido ao aumento da produção de hazes fotoquímicos na atmosfera, conforme o polo norte se aproxima solstício de verão, maio de 2017”.

Acredita-se que o hexágono atue como uma espécie de barreira que impede que partículas de haze – ou aerossol – produzidas no exterior entrem na atmosfera do planeta. Ao analisar a formação a partir de cores falsas, os cientistas notaram a diferença entre os tipos de partículas suspensas na atmosfera e as que estavam de fora. De acordo com Kunio Sayanagi, membro da equipe da missão Cassini, “a corrente de ar hexagonal está agindo como uma barreira, o que resulta em algo como o buraco antártico da Terra”.

No inverno polar que ocorreu entre novembro de 1995 e agosto de 2009, a atmosfera do planeta ficou azul-claro, em razão dos aerossóis produzidos por reações fotoquímicas. Porém, desde que Saturno atingiu seu equinócio, em agosto de 2009, ele acabou sendo gradualmente exposto a cada vez mais luz solar. Logo, isso significa que durante os últimos três anos, os aerossóis produzidos dentro do hexágono e em torno do polo norte se acumularam ali, tornando a atmosfera polar aparentemente nebulosa e dourada.

Contudo, enquanto mais provas não são apresentadas, este é apenas um palpite proposto pela NASA, que agora abriu uma investigação para descobrir o que realmente está acontecendo.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência