Fio dental com cheiro podre ao passar nos dentes? Algo está errado! Saiba motivos e como evitar

de Redação Jornal Ciência 0

O fio dental é um dos principais aliados da saúde bucal. Ele ajuda a remover a placa bacteriana e restos de alimentos que ficam entre os dentes — locais onde nenhuma escova alcança.

No entanto, muitas pessoas ficam incomodadas com o cheiro podre que o fio dental pode exalar quando é passado entre os dentes. Existem muitos mitos sobre isso, e abaixo esclarecemos os principais pontos que vão ajudar você a manter uma melhor higiene bucal.

O que causa o cheiro?

O cheiro fétido é causado pela presença de microrganismos na placa bacteriana. A placa é uma película formada nos dentes quando carboidratos ou açúcares simples da alimentação ficam nos dentes sendo fermentados pelas bactérias da boca.

Essa fermentação produz ácidos, que podem corroer o esmalte dos dentes e causar cáries. Mas, a placa também pode causar mau hálito. O cheiro do fio dental é tão ruim porque ele está repleto de bactérias e restos de alimentos fermentados que liberam gases voláteis, geralmente contendo enxofre.

Como evitar o cheiro podre no fio?

Não há outra maneira que não seja mantendo uma excelente higiene bucal diária. Isso inclui escovar os dentes pelo menos 2 a 3 vezes ao dia, usando fio dental 1x ao dia — embora muitos usem o fio mais de uma vez ao dia para retirar restos de alimentos após as refeições principais.

Em termos gerais, recomenda-se fazer limpeza profissional a cada 6 meses com seu dentista para deixar os dentes longe de tártaro e placa. Isso ajuda manter a saúde microbiana da boca em equilíbrio, o que é importante para evitar mau odor.

Usar fio dental saborizado ou mentolado pode ajudar, mas não é o mais indicado porque apenas esconde o fato da má higienização diária que gera o cheiro ruim.

Passe o fio dental com cuidado. Não force o fio entre os dentes, pois isso pode causar ferimentos, sangramentos e retração das gengivas.

Após usá-lo, enxágue bem a boca. Isso ajudará a remover a placa bacteriana e os fragmentos de alimentos.

Quando é sinal de alerta?

Em alguns casos, o cheiro podre pode ser sinal de algum problema de saúde bucal mais sério. O odor ao passar o fio ou mau hálito constantes pode ser gengivite, ou periodontite.

Sinais de gengivite, uma das possíveis causas da liberação de sangue ao passar fio dental, além de contribuir para o odor fétido. Foto: Reprodução / ElectricTeeth UK

Se você notar que o cheiro do seu fio dental está piorando ou presença de mau hálito (halitose), é importante consultar um dentista. Não hesite em buscar um profissional para avaliação, pois gengivite e periodontite podem levar à perda dos dentes.

Se você consome muitos alimentos açucarados ou processados, sua placa bacteriana produzirá mais gases voláteis, o que fará com que o cheiro do seu fio dental seja mais forte.

Além disso, se você não escovar os dentes regularmente e esquecer o uso do fio dental, a placa bacteriana terá mais tempo para se acumular e produzir ainda mais gases de odor terrível.

Lembre-se que a saúde do corpo começa pela boca. Então, é importante não negligenciar os sinais que o corpo dá. Adote hábitos mais saudáveis, melhore sua higienização bucal e não se esqueça das visitas anuais ou semestrais ao seu dentista!

Fonte(s): MDBrush / Breath Cure / Vintage Oral Surgery Imagem de Capa: Reprodução / MDBrush Foto(s): Reprodução / MDBrush

Jornal Ciência