Designer cria lindas joias usando dentes humanos como matéria-prima

de Gustavo Teixera 0

Numa época em que a caça ao marfim ameaça acabar com várias espécies de animais, uma jovem designer holandesa criou joias feitas com o nosso próprio “marfim”: os dentes.

Lucie Majerus teve a ideia de sua coleção de “marfim humano” depois de ter removido seus dentes do siso. Ela os guardou e logo percebeu que eles seriam material para a coleção.

joias-de-dentes-humanos_01

“Por que não valorizamos nosso próprio material, em vez do material de outras espécies? Em oposição aos valores materialistas, ‘Marfim Humano’ age metaforicamente para termos nosso valor em nós mesmos. Uma sugestão para estimar nossa própria matéria em vez de dentes de outras espécies e reconsiderar a preciosidade convencional”, comenta Majerus.

Seus próprios dentes tornaram-se um anel, mas para criar uma coleção completa, ela precisava de mais material, e como ter mais dentes removidos não era uma opção muito agradável, ela pediu ao seu dentista para guardar os dentes removidos de seus pacientes.

joias-de-dentes-humanos_02

A maioria das pessoas não escolhe arrancar os dentes, então eles são geralmente doados para escolas de odontologia. Majerus também recebeu os dentes removidos de dois de seus professores na Academia de Design de Eindhoven, então ela tinha uma quantidade considerável de “marfim humano” para experimentar.

Para transformar os dentes em peças atraentes, a designer os branqueou e depois usou uma máquina de polimento de pedra para moldar os dentes em várias formas. Os dentes molares são espessos o suficiente para serem moldados em pérolas, enquanto os dentes incisivos e caninos são transformados em gotas. Ao remover sua forma original, o fator “nojo” desaparece quase completamente.

joias-de-dentes-humanos_03

Majerus mostrou sua coleção de joias na Dutch Design Week deste ano, e alega que a reação das pessoas foi em grande parte positiva: “Surpreendentemente, a maioria das pessoas não está assustada com as joias, realmente gostaram da ideia“, disse Majerus.

joias-de-dentes-humanos_04

Após o sucesso de seu projeto inicial, a designer começou a receber encomendas para transformar dentes humanos em vários acessórios, como anéis, broches, abotoaduras e muito mais. Apesar da ideia, Lucie Majerus não é pioneira no ramo: em 2009, Polly van der Glas criou uma coleção de joias de dentes com prata.

Bellemakers Matan ] [ Fotos: Divulgação / Matan Bellmakers ]

Jornal Ciência